Com o município “quebrado” financeiramente, afundado em dívidas, com uma folha de pagamento que extrapola o limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além da corrupção instalada na Prefeitura, o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), estuda fazer uma reforma administrativa que poderá gerar a demissão de 500 servidores comissionados e fusões de três Secretarias municipais.
O estudo para a realização da reforma administrativa deverá ser concluído até o fim desta semana pela equipe técnica da Prefeitura de Várzea Grande.
Em entrevista ao VG Notícias, um dos coordenadores do estudo, secretário de Governo Ismael Alves, disse que a expectativa é que ainda este ano, cerca de 500 cargos comissionados sejam extintos, três Secretarias fundidas e uma pasta extinta. “Assim vamos conseguir enxugar a máquina pública e reduzir o número de cargos” disse o gestor.
De acordo com ele, uma das pastas que deve ser fundida é a Secretaria de Controle Interno, enquanto que a Secretaria de Assuntos Estratégicos pode ser extinta.
O secretário revelou ainda, a possibilidade da Secretaria de Receita e Secretaria de Finanças serem fundidas, passando a nomenclatura para Gestão Econômica. A expectativa é que a “reforma administrativa” possa possibilitar uma economia de aproximadamente R$ 8 milhões com gastos com material de trabalho e pessoal, principalmente com cargos comissionados.
“Essas fusões e extinções de pasta vai nos possibilitar extinguir cerca de 500 cargos em comissão. Conseguiremos com essa reforma reduzir a folha de pagamento, diminuindo assim o gasto com pessoal”, declarou Ismael.
Apesar de cogitar a possibilidade, o gestor afirmou que nada está definido e que as mudanças devem ser anunciadas após a volta do prefeito – que está de férias com data de volta marcada para o próximo dia 17.
Importante destacar que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) reprovou contas de governo de Walace, referente ao exercício de 2013, por conta da extrapolação com gasto com pessoal.
Atualmente a Prefeitura é composta por 15 Secretarias, além da Guarda Municipal, o Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG) e o Instituto de Seguridade Social dos Servidores de Várzea Grande (Previvag).
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