O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), revogou o Decreto n.º 10.851 e determinou a retomada dos agendamentos de consultas e demais atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que haviam suspendido esses serviços.
Conforme o Decreto n.º 10.869 publicado na Gazeta Municipal desse sábado (08.02), a decisão considerou o avanço no monitoramento das ações adotadas para reorganizar os serviços de saúde diante da situação de emergência epidemiológica decretada anteriormente pelo município.
A publicação também destacou o retorno de profissionais de saúde que estavam de férias em janeiro, o que permitiu a recomposição das equipes e a normalização das atividades nas UBS.
" As Unidades Básicas de Saúde que estavam com as suas atividades de agendamento suspensas, devem retomar os agendamentos de consultas e demais atividades, mantendo o acolhimento e o atendimento da demanda espontânea da população, sem prejuízo da manutenção da programação de agendamento de consultas e demais atividades concernentes a sua natureza, como vacinação, fornecimento de medicamentos, assegurando, assim, a continuidade do fluxo de todas as ações destas unidades", diz trecho da publicação.
O novo decreto entrou em vigor na data de sua publicação.
De acordo com o decreto da Prefeitura publicado no dia 23 de janeiro, por causa da situação de emergência devido ao risco de uma epidemia de arboviroses, foi estabelecido que as UBSs deveriam priorizar as demandas espontâneas e suspender os agendamentos.
Leia também - Lula libera recursos para VG pagar piso da enfermagem
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).