27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 13:46 - A | A

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 13h:46 - A | A

Especial 152 Anos

Prefeita avalia sua gestão e destaca benfeitorias para Várzea Grande

Rojane Marta/VG Notícias

VG Notícias

Lucimar Campos

Lucimar Campos

Próximo de completar quatro anos de uma gestão atípica, uma vez que se iniciou por uma decisão da Justiça Eleitoral em 2015, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), que com menos de dois anos passou por uma reeleição, sinaliza que Várzea Grande avançou nos últimos meses e que o mais importante feito, foi resgatar a credibilidade do Poder Público junto à população.

Para ela, que exerce seu primeiro mandato eletivo, todo o esforço é no sentido de demonstrar que é possível fazer mais e melhor e com um único objetivo, justiça social para todos e uma cidade melhor, um Estado mais eficiente e um Brasil com mais qualidade de vida. Confira a entrevista na íntegra:

oticias - De maio de 2015 a maio de 2019, quais foram os momentos mais difíceis de sua gestão e quais os mais gratificantes?

Lucimar Campos - De certa forma não existem momentos difíceis, mas sim de angústia em não poder resolver todos os problemas que se apresentam. A população é ávida por ver seus anseios resolvidos e mesmo sendo aqui um Poder Executivo, não se pode tudo. Pelo contrário, existem limitações para tudo, exigências legais e uma infinidade de obrigações.

Por outro lado, há momentos gratificantes é quando você consegue resolver problemas que afetam uma sociedade, uma população.

Enquanto gestora pública, quando consigo, por exemplo em menos de quatro anos, retirar da burocracia pública, duas obras significativas que são a UPA IPASE E UPA do Grande Cristo Rei, me sinto realizada pelo conjunto das decisões, pois a UPA IPASE que é de 2016, já promoveu mais de 3 milhões de procedimentos médicos.

Assim acontece com os 15 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, para as crianças em início de alfabetização, que estavam com problemas que precisaram ser saneados, licitados novamente para que essas obras se tornassem realidade abrindo mais de 5 mil novas vagas para as crianças de Várzea Grande.

Esses são dois exemplos entre muitos que temos para dar nestes quatro anos de gestão.

oticias - Nos últimos meses, a gestão da senhora tem conseguido bons convênios para o município, principalmente na parte de infraestrutura. A que a senhora atribuiu essas conquistas?

LC - São consequências de uma gestão voltada para se resgatar a credibilidade do Poder Público. Várzea Grande hoje tem certidões negativas, como qualquer empresa ou pessoa, ou seja, temos dívidas e muitas, mas elas estão sendo pagas, de forma clara e transparente.

Levamos quase três anos de um total de quatro para conseguir um empréstimo de R$ 80 milhões junto à Caixa Econômica Federal com contrapartida do Tesouro de Várzea Grande, recursos estes que serão aplicados em obras de pavimentação asfáltica, recapeamento ou revitalização de pavimento já existente, galerias pluviais, meios-fios e sarjetas.

Asfalto representa desenvolvimento, valorização da cidade e de seus imóveis e principalmente mais saúde para a população. É claro

e óbvio que não temos como atender toda a demanda de nossa cidade, mas com certeza estamos avançando de forma significativa.

O mais importante é que Várzea Grande é uma instituição pública que hoje tem crédito, está regular com suas obrigações e se mantiver um ritmo igual ao de nossa gestão pelas próximas décadas, com certeza terá um futuro brilhante, pois tem um povo ordeiro, trabalhador, uma posição geográfica estratégica e caminha a passos largos para retomar sua importância no cenário mato-grossense e brasileiro.

oticias - Quais são os incentivos concedidos para que novas empresas se instalem no município?

LC - A política macroeconômica brasileira limita a atuação dos municípios na concessão de incentivos fiscais. Mesmo assim temos buscado incentivar a retomada do desenvolvimento econômico de nossa cidade. Um exemplo foi a abertura da Marfrig Global Foods, a terceira maior empresa de alimentos de origem animal do mundo, que tem amplas chances de até o final de 2020 se tornar a maior fornecedora do mundo de hambúrguer para a Mc Donalds, uma das maiores redes fast foods de todo o planeta.

Mas queremos e vamos avançar mais, dentro de nossas limitações legais. Apostamos muito no efetivo funcionamento do Parque Tecnológico, que alia um pool educacional, para oferecimento de mão de obra especializada, a novas e interessadas empresas ou indústrias que sinalizam por se instalar em Várzea Grande, de olho no novo momento econômico que vê o potencial de Mato Grosso e do agronegócio pelas próximas cinco décadas.

oticias - Várzea Grande completa 152 anos. Em sua avaliação, qual foi o maior progresso no município nos últimos anos?

LC - É como declarei acima, a retomada da credibilidade do Poder Público Municipal, aliada a ações efetivadas de obras em todos os

setores consolidam e vão consolidar a cidade como um todo para que a mesma tenha sua importância no cenário local e nacional.

A credibilidade do Poder Público permite que uma série de ações sejam executadas e possamos resgatar alguns compromissos assumidos perante a população.

Para o conjunto da sociedade, as políticas públicas são essenciais no sentido de assegurar, saúde, educação, segurança, ações sociais e obras.

A maioria dos pedidos que o gestor público recebe é em nome do conjunto da população, ou seja, uma rua ou avenida pavimentada, obras de água e esgoto, vagas em escolas públicas, vagas em creches, tratamentos de saúde, iluminação pública, enfim, para atender o conjunto de interesses sociais é mais fácil.

Difíceis são as demandas pessoais, como emprego, por exemplo, que não é possível atender, senão através de concurso público.

Resumindo, acho que avançamos muito nas políticas sociais, como saúde, educação, segurança que é obrigação do Estado, obras e políticas públicas de inclusão.

oticias - Qual avaliação a senhora faz de Várzea Grande, antes e depois que assumiu a gestão? O que a senhora gostaria que desse tempo de realizar antes de terminar seu mandato?

LC - Faço avaliações críticas. Sei que Várzea Grande melhorou muito nos últimos anos, mas sei também que falta melhorar mais, até porque a demanda é muito grande. Fazemos parte da Região Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá com 17 municípios que em sua grande maioria não têm ofertas públicas de serviços, o que traz muitas pessoas em busca de saúde, educação, segurança e outros problemas decorrentes de uma área densamente populosa.

Agora sei também, que as nuances da gestão pública impedem que os sonhos sejam facilmente colocados em prática, mas como nada

é impossível, sempre procuramos soluções para todos os problemas e para transpor os obstáculos.

Tenho convicções pessoais de que ao olhar para o nosso governo, lá em 2020, veremos o tanto que avançamos e que não deixamos de demonstrar que é possível fazer mais e melhor quando se quer.

Também vou trabalhar com afinco e determinação para tirar do papel muitos projetos que praticamente irão levar uma gestão toda, como o Parque Tecnológico que não depende apenas do município, mas sim do Estado, o Parque Berneck, a Orla do Rio Cuiabá entre outras ações que se transformarão em realidade.

Lembro novamente que deixaremos em curso diversos projetos e ações que se bem executadas pelo nosso sucessor, tendem a manter o status quo de Várzea Grande neste processo de retomada do desenvolvimento pleno e sustentável.

oticias - No próximo ano encerra seu mandato, que mensagem a senhora deixa para o próximo gestor e aos eleitores várzea-grandenses?

LC - Gostaria apenas de dizer, que a gestão pública é um ensinamento cotidiano aonde a gente consegue, se souber ouvir, analisar e planejar, avançar e melhorar a vida daqueles que aguardam suas decisões como gestor público.

Vamos deixar muitas políticas públicas e ações em andamento, como o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Água e Saneamento que está investindo quase meio bilhão de reais em obras essenciais para melhorar a qualidade de vida da população.

Também deixaremos em execução muitos programas de pavimentação de ruas e avenidas, lembrando que se em um mandato fizermos 200 quilômetros de novas ruas e avenidas, neste período de 4 anos, a demanda crescerá outros 100 quilômetros. Portanto, é importante que se mantenha o alto nível de investimentos e as prioridades para que a cidade de Várzea Grande

continue crescendo e reconquiste a posição de segunda maior economia de Mato Grosso, se situando entre as 100 maiores do Brasil.

Amo Várzea Grande, por ela ter acolhido a mim e meus pais, assim como por ter me dado a oportunidade de constituir minha família, com meu esposo Jayme Campos, meus filhos, netos e também meus amigos, além de despertar o sentimento de gratidão eterna por ter podido contribuir como moradora, cidadã e prefeita.

Dedico à terra que muito amo todos os meus cuidados, porque acredito em sua gente e no seu futuro como uma estrela que sempre brilhará.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760