Com alguns municípios sem medicamentos e com o sistema de saúde colapsado em razão da síndrome gripal, o governador Mauro Mendes (DEM) em entrevista à imprensa nesta semana, deixou claro que a responsabilidade do atendimento nas unidades básicas de saúde é das Prefeituras.
“Unidades básicas de saúde é uma responsabilidade das Prefeituras, cada um no seu quadrado, vacina tem, vacina chega do Ministério, nós alocamos em nossa unidade, distribuímos vacina, o Governo fez uma campanha forte o ano passado para aumentar o índice de vacinação”, declarou o governador ao ser questionado se o Estado tem algum estudo para viabilizar melhorias para as unidades de saúde.
Mauro afirmou que o Estado tem promovido ações para aumentar a cobertura vacinal nos municípios: “O Governo está incentivando para que os municípios aumentem a cobertura vacinal, inclusive o Imuniza MT esse ano, ele tem em seu monitoramento, não só duas vacinas — Covid e ‘influenza’ — mas um conjunto de 12 vacinas que nós vamos estar incentivando e estimulando que os municípios façam a aplicação.”
Leia também: Pacientes de outros municípios estão sobrecarregando Saúde de VG; Kalil pede “ajuda” ao Estado
Um dos prefeitos que sinalizou um pedido de ajuda foi o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB). Segundo o prefeito, o município iniciou uma conversa com o Governo do Estado para que ajude a Prefeitura no atendimento de pessoas de outros municípios que estão procurando unidades de saúde da cidade com suspeita de Covid-19 e também em decorrência do surto de gripe.
“Vários municípios estão sobrecarregando a saúde de Várzea Grande — e mesmo assim estamos atendendo todos. Até comecei uma conversa com o secretário Gilberto para encontrar uma maneira de o Estado nos ajudar, até porque estamos assumindo boa parte da demanda de alguns municípios”, declarou o prefeito.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).