Os ex-prefeitos de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD), e Maninho de Barros (PSD), estão sendo investigados pela Polícia Federal pela não aplicação correta de recursos federais na Educação do município.
Conforme a denúncia, formulada pela procuradora federal Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani, durante o ano de 2012, os ex-gestores, quando foram prefeitos de Várzea Grande, não teriam aplicado o mínimo de 25% da receita proveniente de impostos municipais e transferências estaduais e federais na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Além disso, a denúncia aponta que Zaeli e Maninho teriam deixado de aplicar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), no pagamento de salário dos professores.
A promotora federal ofereceu denúncia contra os ex-gestores para instauração de inquérito policial por parte da Polícia Federal. De acordo com a assessoria, a documentação entregue pelo MPF está sendo averiguada pela PF, em uma investigação documental, para depois ser instaurado um inquérito policial.
Na solicitação do inquérito policial, a procurada sugere que o delegado da Polícia Federal intime para depoimento Zaeli e Maninho de Barros.
Caso a denúncia seja comprovada, Zaeli e Maninho de Barros podem responder por atos de improbidade administrativa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).