Lançado na noite dessa segunda-feira (06.12), o novo Mapa do Car deve reestruturar o processo de solicitação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O sistema, que vai uniformizar as bases de dado e garantir mais segurança aos produtores e aos órgãos de controle, foi lançado em evento fechado no Palácio Paiaguás com o governador Mauro Mendes (DEM) e outras lideranças políticas. O sistema é uma iniciativa do Instituto Ação Verde.
Em suas redes sociais, o governador elencou que o sistema vai criar a capacidade de evolução com segurança e rapidez na regularização ambiental. “Lembrando que o CAR é um registro público e obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele possibilita, além do controle e monitoramento da atividade produtiva, benefícios aos proprietários que estiverem regulares, como financiamento e crédito facilitado”, afirmou.
Representante de grandes empresas, como o Grupo Marcondes, Grupo Zortea, Grupo Pascolotto e o Grupo SMF, o engenheiro florestal Edson Mendes de Freitas Neto explicou a importância do novo sistema.
Segundo ele, o programa vai proporcionar o alinhamento das informações visualizadas tanto pelo engenheiro que fizer a solicitação, quanto do analista responsável pela autorização. A organização deve resultar em agilidade no processo, tornando a análise mais rápida e, consequentemente, destravando a produção.
“Essa confusão de divergência entre as fontes consultadas gerava uma confusão que, por vezes, resultava em reprovação do pedido por má interpretação dos dados. Só com a validação do CAR a produção está autorizada, então, na prática, esse novo sistema vai permitir o destrave daquela economia”, explicou.
Edson também explica que, por vezes, o produtor precisa acionar o Poder Judiciário para dar celeridade à análise do pedido do CAR, já que o processo pode levar até dois anos para ser concluído.
O engenheiro foi um dos convidados para contribuir com o sistema e um dos poucos convidados para a celebração de lançamento, que contou com a presença do secretário-Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM); a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti; e do ex-secretário de Meio Ambiente e idealizador do projeto, Vicente Falcão.
O sistema funciona em nuvem na internet e é operado totalmente por meio do navegador WEB. O projeto recebeu apoio e patrocínio da iniciativa privada. O Mapa do Car vai subsidiar de forma padronizada os pedidos de licenciamento antes destes serem encaminhados à Sema.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).