22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 14 de Agosto de 2024, 14:36 - A | A

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2024, 14h:36 - A | A

vai à sanção

Mulher vítima de violência poderá ter acesso a arma em MT

Proposta reconhece risco de ameaça contra mulheres sob medida protetiva

Lucione Nazareth/VGN

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (14.08), o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que defende mulheres sob medida protetiva, possibilitando a ela o porte de arma de fogo.

A proposta, segundo Cattani, reconhece o risco de ameaça e a integridade física de mulheres sob medida protetiva decretada por ordem judicial.

Ainda segundo o texto, a mulher sob medida protetiva, caso tenha interesse de obter uma arma de fogo, deverá passar por todos rigorosos processos psicológicos, treinamentos e atender a todos os requisitos como não possuir antecedentes criminais, para conseguir o porte.

“Temos no Brasil o estatuto do desarmamento que prevê que uma pessoa que tenha reconhecido a efetiva necessidade de autodefesa, ela pode pleitear o porte de armas. Uma mulher que tem medida protetiva porque está sendo ameaçada constantemente de morte, é claro que ela tem esta necessidade. Através do nosso projeto estamos dizendo que a mulher que tem medida protetiva corre risco e se ela quiser ela pode buscar seu porte de arma”, disse o deputado.

Na defesa do projeto, Cattani recordou do assassinato da sua filha Raquel Cattani, ocorrido em julho passado, e disse que caso ela tivesse de posse de uma arma de fogo poderia estar viva.

“Se a minha filha tivesse este direito, ela estaria viva hoje e esse vagabundo estaria debaixo de sete palmos de terra”, afirmou.

Leia Também - Deputados adiam votação sobre revogação de lei que define gênero de enfermeiro por sexo do paciente

 

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760