O governador Mauro Mendes encaminhou ao ministro das Cidades, Jader Filho, a construção de 50 mil casas populares no Estado, dentro do programa Minha Casa Minha Vida para enfrentamento ao déficit habitacional. Na audiência, nesta quinta-feira (26.01), Mendes esteve acompanhado dos senadores Jayme Campos (União), Wellington Fagundes (PL) e Margareth Buzetti (PSD).
Jader Filho reafirmou que a prioridade do Ministério das Cidades é exatamente o enfrentamento a falta de moradia e que a questão de Mato Grosso terá prioridade no encaminhamento. O ministro lembrou que o déficit habitacional se tornou ainda mais crítico depois da pandemia.
“Foi uma audiência bastante proveitosa e saímos com o compromisso do Governo Federal para esse assunto, que nos preocupa sobremaneira. Vamos seguir trabalhando para levar dignidade a população do nosso Estado” – frisou Jayme Campos.
Dados da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) apontam que o déficit habitacional no Estado alcança mais de 140 mil famílias que não têm acesso a uma habitação segura e de qualidade. Os números do Governo representam 27% das pessoas inscritas no Cadastro Único. Em Cuiabá, são mais 91 mil famílias nessa situação.
Leia também: Ludio diz que anulação é ilegal e vê confusão na Adalgisa como reação à militarização "na marra"
O deficit habitacional, segundo a Setasc-MT, vai além das famílias que não possuem um teto e abrange também moradias em situações precárias como casas improvisadas, cômodos e também as famílias que enfrentam os valores excessivos de aluguéis.
Os senadores também pediram ao ministro das Cidades a retomada de obras do Residencial Carvalho, em Barra do Garças, que estão paradas há 12 anos. O governador Mauro Mendes colocou à disposição do Ministério a equipe técnica do Governo para solucionar o problema o mais rápido possível, inclusive, com contrapartida de recursos do Estado.
A reunião contou com a participação também dos secretários Rogério Gallo, de Fazenda; e Mauro Carvalho, da Casa Civil.
Parque da Chapada – A bancada de senadores também acompanhou o governador Mauro Mendes numa audiência no Palácio do Planalto. Eles se reuniram com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Entre os temas debatidos a possibilidade de transferir ao Governo do Estado o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
No final do ano passado, o Parque da Chapada foi concedido pelo Ministério do Turismo à iniciativa privada.
“Essa é uma questão que estamos enfrentando porque o Governo do Estado está disposto a investir R$ 200 milhões para transformar o Parque da Chapada numa área de lazer e preservação. Vamos levar essa questão também a ministra Marina Silva” – relatou Jayme Campos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).