O governador Mauro Mendes pegará um empréstimo de US$ 250 milhões de dólares com o Banco Mundial para quitar a dívida com o Bank Of América.
Segundo o Governo do Estado, com o empréstimo, haverá uma economia de R$ 763 milhões de reais, juros e outros encargos. A decisão agora será encaminhada à Assembleia Legislativa solicitando autorização para o empréstimo.
A estimativa é que o Governo pague o empréstimo com o Banco Mundial com juros menores, e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, enfatiza que é uma operação vantajosa.
“Fizemos a aproximação com o Banco Mundial, que é um banco de desenvolvimento, que visa lucro, mas também projetos de sustentabilidade nos países em que ele atua. E só está sendo possível de ser realizado em função da agenda de ajustes fiscais que o Estado adotou e que foram aprovados na Assembleia Legislativa”.
Conforme Mauro Mendes, o Banco Mundial fez um diagnóstico de MT e isso fez com que fosse possível o empréstimo. Ele afirmou ainda que as medidas tomadas em janeiro possibilitaram o empréstimo. "Vamos pegar uma dívida de quatro anos para ser paga em vinte anos e alivia o fluxo de caixa".
E acrescentou: "Será possível pagar os fornecedores e fazer investimento para que Mato Grosso volte a ter equilíbrio e cumpra seu papel nas políticas públicas”, comentou.
Em entrevista ao oticias, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual, Eduardo Botelho (DEM) garantiu que a aprovação deve ocorrer em no máximo, cinco sessões. “Eu acho que dentro de cinco sessões, mais ou menos, a gente consigo aprovar, considerando que será lido na sessão de hoje (20.03)”.
Segundo ele, a intenção é aprovar ainda em Março. “Esse projeto tem um tramite muito grande, daqui vai para outros eventos de STN, eles vão providenciar os contratos, e tudo é demorado. Da nossa parte aqui, nós somos bem ágeis para ajudar o governo”.
Gastos: Embora Mato Grosso esteja crescendo na média brasileira, a situação fiscal se deteriorou muito desde 2015, devido ao alto crescimento para pagamento de salários e aposentadorias dos servidores estaduais.
Ainda de acordo com a gestão, técnicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz) se reuniram com o Banco Mundial nesta semana para preparação de uma operação de crédito, que tem como objetivo devolver sustentabilidade fiscal ao Estado e aumentar a capacidade institucional para a agricultura sustentável, conservação florestal e mitigação das mudanças climáticas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).