O deputado estadual, Valdir Barrando (PT), confirmou que no dia 15 de junho, os ministros Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária (MAPA) e também a professora Rosa Neide, da Diretoria Executiva Administrativa, Financeira e de Fiscalização do Conselho de Administração da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) estarão em Cuiabá para discutir a plenária do PPA participativo, encontro esse promovido pelo Governo Federal para colher as propostas da sociedade civil organizada para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
Conforme o parlamentar, a vinda dos ministros estava agendada para dia 07 de julho, mas devido uma alteração no Estado do Rio Grande Sul, a agenda de Mato Grosso foi adiantada, e segundo ele, já conversou com a presidente em exercício da Assembleia Legislativa (AL/MT), Janaina Riva (MDB), e o encontro será realizado no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros.
“Já estamos se organizando desde ontem (06), vamos fazer uma grande mobilização. Já falamos com as lideranças do Estado, tanto deputado, quanto movimentos sociais, assim como vamos falar com os prefeitos, Associação Mato-grossense dos Municípios”, disse.
O petista enfatizou que almejam um ato bastante popular com a participação da sociedade nas discussões e também nas decisões daquilo que o Governo implementará para o orçamento do ano de 2024.
Barranco foi questionado se o governador Mauro Mendes (União) será chamado, e ele disse que sim, no entanto, não garantiu a presença do chefe do Executivo, pois Mendes tem no mesmo dia e horário uma reunião dos governadores da Amazônia.
“Vamos tentar organizar um horário em que o governador possa se fazer presente nessa atividade, pois é fundamental a presença dele, e de todos né? Afinal, o Governo é de todos e não de uma parcela apenas da sociedade”, ponderou Valdir.
O deputado disse ainda, que essa discussão do PPA participativo vai ser fundamental para que cada setor possa colocar aquilo é necessário realmente para Mato Grosso.
Segundo o petista, já está sendo discutido também como será organizado a fala de cada representante do segmento, pois tem segmentos com várias representações, e se todos falarem vai ser muito tempo, e eles pretendem maximizar a oportunidade que têm. “Teremos módulos e discussões em grupos, mas na hora da formalização e apresentação, apenas um vai falar, nós queremos maximizar essa oportunidade que nós teremos”.
Indagado se já previsto o valor que deve chegar para Mato Grosso, Barranco disse que não e que somente vão saber após a formalização desse PPA.
Ainda de acordo com o Barranco, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann e provavelmente o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, vêm à Cuiabá, no próximo dia 23 e 24 de junho para atividades partidárias, em relação às eleições municipais de 2024.
Leia também
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).