30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 21 de Junho de 2021, 14:29 - A | A

Segunda-feira, 21 de Junho de 2021, 14h:29 - A | A

NÃO CONSTA NO PNI

Ministro descarta enviar doses extras de vacinas para Cuiabá e VG durante a Copa América

Emanuel diz que confia no Governo Federal e acredita que será cumprida a promessa da entrega dos imunizantes extras

Lucione Nazareth/VGN

Christiano Antonucci

vacinas mato grosso

Emanuel diz que confia no Governo Federal e acredita que será cumprida a promessa da entrega dos imunizantes extras

 

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, negou nesta segunda-feira (21.06) existir qualquer plano estratégico para enviar doses extras da vacina contra Covid-19 aos Estados e municípios que sediam os jogos da Copa América. A declaração ocorreu durante audiência da Comissão Temporária da Covid-19 no Senado, realizada por videoconferência.

Na semana passada, Queiroga assegurou ao prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) e ao senador Jayme Campos (DEM) que Mato Grosso seria beneficiado com mais vacinas por ser um Estado de grande fronteira, e consequentemente Várzea Grande seria beneficiada.

Leia Mais - Em Brasília, Kalil busca apoio de Bolsonaro por mais vacinas para VG

Em encontro com Jayme e Kalil, ministro diz que solicitou mais vacinas para Estados de grandes fronteiras

No último dia 09, o ministro havia confirmado envio de doses extras de vacinas para Cuiabá. Na ocasião, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB) pleiteou as doses extras ao Ministério da Saúde.

Leia Mais - Deputado se reúne com ministro da Saúde e confirma vacinas extras para Cuiabá

Porém, na manhã de hoje Queiroga disse que atualmente existe apenas um estudo para enviar as doses extras para Mato Grosso em decorrência do Estado ter um grande território de fronteira seca, descartando qualquer plano estratégico para destinação do imunizante neste momento da Copa América.

“Em relação as vacinas não há uma estratégia específica em relação à competição esportiva. Na realidade o que está em discussão é que esses Estados que têm grandes fronteiras secas com os países vizinhos, está em estudo no PNI para se ampliar a vacinação. São Estados que territorialmente são grandes, mas que têm concentrações demográficas pequenas de tal maneira que o esforço para ampliar a imunização, ele não é tão grande, e do ponto de vista epidemiológico pode ser importante para conter eventuais variantes. Nós temos notícia de uma variante lambda ou variante andina, então se reforça a vacinação desses Estados de fronteira. Isso é importante para o controle sanitário do Brasil em relação à Covid-19”, declarou o ministro.

Sobre a declaração de Queiroga, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro reafirmou que confia no Governo Federal, e que o ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, garantiu hoje ao deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto, que as doses extras serão enviadas para a Capital mato-grossense.

“Não tenho o porquê duvidar do compromisso empenhado com Cuiabá. Quero aqui reafirmar a nossa confiança no Governo Federal, inclusive agora neste momento, o ministro da Casa Civil, general Ramos, já está em contato com o deputado federal, Emanuelzinho, assegurando o que foi combinado será honrado com Cuiabá”, disse o gestor.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760