Roque de Sá / Agência Senado
Outros países com base em evidências científicas já reduziram tempo do isolamento
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta sexta-feira (07.01) que o Governo avalia reduzir para cinco dias o tempo de isolamento de infectados por Covid-19 que estão assintomáticas. A informação foi divulgada durante entrevista à imprensa na manhã de hoje. Atualmente a quarentena de casos positivos assintomáticos é de 10 dias.
Queiroga revelou que deve se reunir ainda hoje com os chefes da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) e da Secretaria de Vigilância Sanitária para tratar sobre o assunto.
O ministro citou que na semana passada, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos aprovou a redução do tempo de isolamento para pessoas sem sintomas e também para aquelas que não têm febre e apresentam outros sintomas em diminuição.
“Se eu não me engano, o CDC já deu essa recomendação. (...) Está em estudo na área técnica. Possivelmente será adotado no Brasil, está sendo adotado em outros países com base em evidências científicas”, declarou Queiroga.
Importante destacar que a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro já reduziu para cinco dias o período de isolamento dos assintomáticos. Já a Prefeitura de São Paulo pediu ao Ministério da Saúde para reduzir o tempo de isolamento e aguarda uma resposta.
Leia Também - Butantan afirma que atual vacina da gripe protege contra H3N2
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).