O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado estadual Eduardo Botelho (União) se reuniu com o governador Mauro Mendes (União) para discutir o Orçamento 2023, em trâmite na Casa de Leis. Prevendo crise econômica mundial, Botelho disse que Mauro tratou de cortes de gastos no orçamento do próximo ano.
“O governador está preocupado com as previsões do próximo ano. Mostrou a preocupação dele, pedindo para não mexer muito no orçamento porque ele acha que realmente pode haver queda de arrecadação por conta do cenário mundial, a guerra da Ucrânia que não acaba, a recessão dos Estados Unidos e a possibilidade também da China fazer alguma retratação. Então, tudo isso, poderá ter consequência na redução de arrecadação”, contou Botelho.
Leia também: Ex-presidente do Indea é condenado por fraude em licitação e contratos
Segundo Botelho, também foram discutidas sobre suas emendas solicitadas para reformar todas as unidades da Empaer. “Ele pediu para diminuir”. Ele disse, ainda, que Mendes também solicitou alteração do percentual para remanejamento, percentual permitido entre a receita real e estimada, neste caso, se trata da receita não vinculada a orçamento, que permite alteração sem ter que recorrer à Assembleia. “Mauro também pediu um percentual maior. Ele fala que 10% só para os remanejamentos é muito pequeno. Esses 10% só as Secretarias já consomem.”
Contudo, Botelho afirmou que busca encontrar um entendimento entre os deputados, mas garantiu que “a palavra final do orçamento" é da Assembleia. Uma Comissão fará a discussão na segunda-feira (24.10), às 15 horas, nas dependências do Legislativo estadual.
“Mandei fazer todo um levantamento aqui, coloquei uma Comissão para reunirmos na segunda-feira (24), às 15 horas aqui, chamei o deputado Dilmar, o deputado Avallone que é da Comissão de Orçamento e vou chamar o secretário Gallo e o secretário de Planejamento para fazermos uma reunião. A reunião será com poucas pessoas para realmente analisarmos esses números”, disse Botelho.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).