O governador Mauro Mendes (DEM), entregou na manhã desta terça-feira (01.02), uma nova máquina para perfurar de poços no Estado. Na ocasião, ele agradeceu a emenda destinada pelo senador Wellington Fagundes (PL), no valor de R$ 2,6 milhões para a compra do equipamento.
Durante o discurso, Mauro ressaltou como fundamental os poços artesianos, e declarou que hoje, o Estado tem uma demanda de quase 800 poços já catalogados. Para Mendes, o novo equipamento será uma forma de tentar dar efetividade ao trabalho da Metamat e atender a demanda que municípios e comunidades rurais e indígenas de Mato Grosso.
“Vamos fazer o teste com esta primeira unidade — e se ela se mostrar realmente eficaz, poder atender com mais celeridade e custo menor, nós poderemos replicar isso para mais unidades. Temos uma expectativa de receber mais uma e o Governo poderá adquirir outras, porque senão nós vamos demorar muito tempo para atender essa demanda que já existe e outras que seguramente terão a partir dessa iniciativa que acreditamos que será exitosa”, enfatizou o governador.
Mauro Mendes explicou que o Governo está projetando uma expectativa de um poço de 320 a 340 metros, e o Estado espera com isso ter um fornecimento de água em regime estável em torno de 10 a 15 metros cúbicos por hora.
“Nossa expectativa, pela experiência do nosso geólogo, que nós possamos chegar aí com dois poços a 20, 25 metros cúbicos por hora que vai atender nossa demanda para o parque, e mesmo assim vai ensejar um reservatório na casa de 750 mil litros para atender demandas pontuais de alto fluxo, e trabalhar com uma reservação”, finalizou Mendes.
Leia também
Mauro diz que prefeitos interpretam erroneamente projeto do ICMS; “AL faz a Lei e abre debate”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).