O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) teceu críticas contra a concessionária Rota do Oeste por não duplicar trechos da BR-163, sentido Cuiabá a Sinop. Mendes classificou como fraude o fato de a concessionária descumprir contrato e ainda seguir recebendo pedágios.
“O que está acontecendo na 163 é um absurdo. Isso eu posso dizer, alguém ganhou uma licitação para duplicar, teria que em 2019 estar 100% duplicado de Cuiabá até Sinop, mas não duplicaram, ou seja, isso é uma fraude o que está acontecendo contra o cidadão mato-grossense, ganharam um contrato para fazer, estão cobrando pedágio e não fizeram um metro sequer de duplicação. Alguém tem que tomar providências nesse negócio”, criticou o governador.
Ainda cobrando providências, Mauro seguiu com as críticas: “A minha opinião é igual a de todo mundo, está errado, como vai dizer que está certo um negócio desse? Então todo mundo pode descumprir contrato, o cara vai pegar um contrato de uma escola dessa, vai receber para fazer e não vai fazer e vai ficar por isso mesmo. Estão recebendo para fazer e não fizeram, alguém tem que tomar providência”, destacou.
As críticas também foram feitas pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB) que defende a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a concessionária Rota do Oeste. Para a abertura de uma CPI na Casa de Leis são necessárias 14 assinaturas. “Eu sei que os deputados vão me acompanhar nessa. É necessário que algo se faça para resolver esse problema. A BR-163 é um verdadeiro corredor da morte”, declarou Russi.
Ainda sobre a BR-163, está em andamento a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Concessionária Rota do Oeste S/A (CRO) e o Governo Federal, para corrigir inadimplemento contratual e, junto a novo acionista, conduzir obras, que estavam estagnadas desde 2016. O TAC está sendo discutido em conjunto com a Comissão Especial da BR-163 da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
A empresa, informou ao que o TAC é parte importante da solução para retomada das obras de duplicação na BR-163/MT, segue seu curso administrativo na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). "Não há risco de perda de validade do documento antes da assinatura pelas partes, que deve ser efetivada após aprovação de seu conteúdo final pela diretoria do órgão federal."
A Concessionária ressalta ainda, que confia na efetivação da proposta pela Agência e acredita que esta é uma solução melhor para os usuários da rodovia. Independentemente da data exata de assinatura, o reinício das obras para o próximo período seco não se altera.
Leia também: Presidente da Comissão da BR-163 afirma que TAC prevê obras simultâneas em VG, Posto Gil e Nova Mutum
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).