O governador Mauro Mendes (DEM), em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14.04), afirmou que acredita no bom senso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberar a compra direta de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, sendo 1,2 milhão de doses para Mato Grosso, realizada por meio do Consórcio da Amazônia Legal e do Consórcio Nordeste.
"Essa vacina está amplamente divulgada na mídia, tem 52 países ao redor do planeta que já estão usando essas vacinas. Ela apresenta um índice de eficiência, me parece que ela chega a mais de 90% para casos leves, então, não teria porque, mas a gente acredita que o bom-senso vai imperar e vai ser liberado, são 37 milhões de doses”, declarou o governador.
Entretanto, o governador não descartou a possibilidade de aderir a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que determinou nessa terça-feira (13) que a Anvisa tem até 28 de abril para decidir sobre a importação em caráter excepcional e temporário de doses da vacina russa.
“O Maranhão entrou no Supremo, dizendo que até o dia 28 se a Anvisa não liberar está liberado, nós vamos aderir a essa liminar se for preciso, mas nós acreditamos que é preciso cumprir aquilo que a Anvisa deseja”, afirmou o governador.
Leia mais: Mauro Mendes anuncia compra de 1,2 milhão de vacina Sputnik; primeiro lote deve chegar em abril
Articulação - A aquisição das vacinas foi possível pela parceria entre os governadores integrantes do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e do Consórcio Nordeste, que articularam em conjunto a compra das vacinas.
Desde o ano passado, o governador Mauro Mendes busca a compra direta de vacinas, tendo conversado com todos os laboratórios e fabricantes, bem como procurado auxílio de embaixadores e outros meios diplomáticos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).