19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 07 de Julho de 2021, 08:59 - A | A

Quarta-feira, 07 de Julho de 2021, 08h:59 - A | A

Projeto de Lei

Max defende PL que cobra tributos das multinacionais e repassa aos hospitais filantrópicos

A proposta beneficia os hospitais Santa Helena, Hospital Geral, Santa Casa de Rondonópolis, Santa Casa de Cáceres, Lins de Visão e o Hospital do Câncer

Adriana Assunção/VGN

Max Russi

Presidente da AL/MT, deputado Max Russi (PSB)

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), não descartou a possibilidade de uma nova sessão extraordinária, na próxima semana, para votar os projetos governamentais. Sem uma extraordinária, a Casa de Leis terá sessão somente em 3 de agosto.

Para Max, a situação prejudica os hospitais filantrópicos, que aguardam a aprovação da mensagem 113/2021, que renova Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal de Mato Grosso (FEEF/MT) e torna definitivo a previsão do pagamento de contrapartida pelo gozo de incentivos fiscais ou financeiros relacionados ao ICMS em Mato Grosso.

“Fizemos a convocação para votar o FEEF/MT, um recurso importante que ajuda os hospitais filantrópicos, que fazem um trabalho importante, a Santa Casa de Rondonópolis, Hospital do Câncer em Cuiabá e outros hospitais, que prestam um serviço importante para a nossa sociedade e findou-se esse recurso e nós precisamos aprovar novamente”, declarou o presidente.

Leia mais: Em 2ª votação, ALMT aprova projeto de lei para manter servidores da Empaer

O projeto que tramita há alguns dias na Casa, chegou a entrar em pauta de votação na sessão ontem, mas um pedido de vista do deputado Lúdio Cabral (PT) adiou a votação.

Segundo Max, o Governo retira tributos de vários setores para cobrar das tradings (comerciantes que fazem originação de produtos voltados a commodities, ao agro). Ele explica que antes, o setor não contribuía. 

“Então você está trazendo um setor que pode gerar bastante e tirando setores menores, setor de material de construção e outros setores que tinham uma contribuição menor e que acabava impactando muito mais dentro da economia mato-grossense que é o dia a dia do cidadão na compra do mercado, compra do cimento, e esses setores foram tirados.”

Max completou dizendo que além de prorrogar a validade da contribuição, parte do recurso também será destinada ao Fundo Estadual de Saúde (FES/MT) e ao Fundo de Apoio às Ações Sociais de Mato Grosso (FUS/MT). São previstos um recurso de até R$ 40 milhões.

“São cinco multinacionais gigantes que tem condições e foi consensuadas com ela o pagamento, segundo, ser melhor o valor do repasse aos hospitais filantrópicos, você consegue retirar um percentual de um recurso que ficava na Secretaria de Estado e Saúde e você manda para os filantrópicos e também para o Fundo de Assistência Social. Então, sem sombra de dúvidas é um projeto que vai atender melhor os hospitais filantrópicos que precisam tanta coisa, mas enquanto não temos condição de fazer esse encaminhamento, temos que fazer o que temos condições. A condição que o Governo encontrou é um novo fundo para ajudar as filantrópicas e também um recurso para o social de Mato Grosso que seria na ordem de 20% e parte desse dinheiro para os municípios”, declarou.

Leia mais: Deputados deixam para analisar alíquota da Previdência após as "férias"

Outro Projeto – Segundo o presidente Max, na próxima sessão deve também ser apreciado o projeto do Poder Executivo que prorroga o Ser Família Emergencial. 

“Também o Ser Família Emergencial, um programa que está atendendo 100 mil mato-grossenses. O governo mandou essa Casa. Termina também no final do mês os três meses o Governo quer prorrogar por mais dois meses e a cada dois meses também fazer um repasse. Então até o final do Governo, um repasse de R$ 200, um valor importante podendo no mês de dezembro ter um acréscimo nesse valor”, declarou Max.

A proposta também teve a votação adiada após pedido de vista do deputado Lúdio. 

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760