O governador do Estado, Mauro Mendes (DEM) anunciou que o Governo firmou uma parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) para aquisição de 1 milhão de máscaras por mês, que serão distribuídas aos profissionais da saúde do Estado. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (07.04), na Unidade do Senai, localizada na avenida XV de Novembro, na Capital.
De acordo com o governador, o Senai transformou a sala de eventos em uma grande linha de produção de máscaras para todo sistema de saúde de Mato Grosso.
Além da aquisição das máscaras faciais, o Senai irá contribuir com mil protetores faciais gratuitos ao sistema público de saúde, assim como com a manutenção de quase uma centena de respiradores.
“Tenho certeza que grande parte desses equipamentos serão recuperados e vão poder ajudar nesse momento, aonde o mundo inteiro corre atrás de respiradores. Então essa é uma grande contribuição que Senai está dando para nossa saúde pública”, declarou Mendes.
Vale lembrar que no dia 31 de março, o Senai divulgou que as Unidades de Várzea Grande e Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá) estariam integradas desde o dia 30, na rede nacional de manutenção de respiradores mecânicos, equipamentos essenciais para o tratamento de doentes graves infectados pelo coronavírus (COVID-19).
O democrata ainda confirmou que agora no mês de abril, a Secretaria de Saúde destinará aos municípios que tem hospitais que estão envolvidos na rede estadual de proteção de amparo e combate as pessoas que precisam ou venham a precisar de atendimento hospitalar relacionado ao coronavírus (Covid-19) as primeiras 500 mil máscaras faciais.
Por fim, o chefe do executivo informou que o custo da produção, insumo e mão de obra para confecção da máscara facial custa em torno de R$ 1,25 para o Senai.
Ainda segundo ele, o Governo está pagando R$ 0,90 e o restante foi uma contribuição e atuação do sistema de Federação das Indústrias, nesse momento que muitas empresas estão colaborando para que as ações possam ser maximizadas e tenham o maior alcance possível.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).