A máquina pública de Várzea Grande está sendo usada para beneficiar alguns candidatos do município que disputam as eleições deste ano. A denúncia foi feita em sessão plenária da Câmara, realizada ontem (13.08), pelo suplente de vereador Clayton Nassarden – popular “Sardinha” (PTB), que assumiu a vaga de Gidenor Anselmo – popular Gordo Goiano.
Sem citar nomes, Sardinha disse que servidores da Secretaria de Serviços Públicos do município estão usando a estrutura da pasta para pedir votos para candidatos a deputado estadual.“Tem servidores da Secretaria de Serviços Públicos que estão usando as indicações dos vereadores para pedir votos para candidato. As indicações que nós vereadores realizamos aqui na Casa de Leis, eles executam no bairro e depois dizem que foi reivindicado por um determinado candidato e pedem voto para ele. Isso não pode acontecer. Isso tem que acabar”, declarou o vereador na tribuna da Câmara.
Embora Sardinha não tenha revelado os nomes dos beneficiados, nos corredores da Câmara os comentários eram que os candidatos citados foram o vereador e presidente da Casa de Leis, Waldir Bento (PMDB), e o deputado Emanuel Pinheiro (PR) que concorre à reeleição.
A reportagem do VG Notícias tentou entrar em contato com o titular da pasta de Serviços Públicos, Roldão Lima Júnior, mas até o fechamento da matéria ele não atendeu e nem retornou o contato.
Importante destacar que pedir voto a eleitores por meio de obras, pode caracterizar crime eleitoral. Nos termos da legislação eleitoral o ato pode se configurar captação ilícita de sufrágio. Segundo a Lei eleitoral, é expressamente proibido o servidor público pedir voto no horário de expediente, como também fazer uso de objetos da administração pública para pedir votos para o candidato de sua preferência (isso inclui desde o uso do computador, material de papelaria e telefone para pedir votos ao político).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).