O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirmou em entrevista ao que informou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo (União) desde 2021 da necessidade de ampliar as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) pediátricas no interior.
Segundo Lúdio, o secretário Gilberto será questionado na próxima terça-feira (28), durante uma audiência pública sobre o concurso público e a situação das UTIs pediátricas.
“Eu percorri todos os hospitais regionais, todos os municípios do Nortão no segundo semestre de 2021 e identificamos e cobramos a Secretaria de Estado, que deveria ampliar a oferta de UTIs pediátricas e neonatal, único hospital público que tinha UTI pediátrica era o hospital regional de Sorriso e ainda assim com uma série de deficiência”, declarou Lúdio.
Lúdio criticou Sinop por não ter um hospital municipal e sugeriu que o Estado e os municípios façam uma discussão para ampliar a oferta de leitos. Ele avalia que a baixa de leitos possa ter relação com as mortes de Manoela Tecchio, 3 anos e Ana Julia, 2 anos, investigada por suspeita de negligência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sinop (a 503 km de Cuiabá).
“No caso de Sinop, um município daquele tamanho, não ter um hospital municipal para atender a sua população é vergonhoso. Depender de uma unidade que funciona precariamente é lamentável e os episódios que aconteceram lá pode ter relação com essa baixa de leitos”, declarou.
Leia mais: Polícia diz que antes de ser baleado, advogado lutou com criminoso que se passou por cliente
Segundo Lúdio, neste período do ano, em que se amplia a incidência de infecções respiratórias em crianças, criou essa situação grave e complica mais ainda o problema, em razão fechamento leitos do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Ele ainda destacou o caso de uma criança de 45 dias, do município de Tangará da Serra, que mesmo com liminar e um diagnóstico de Pneumonia grave e uma doença cardíaca grave, precisou ser transferida para Goiânia, para obter o atendimento. “A UTI Pediátrica do Pronto-Socorro precisa ser aberta o mais rápido possível e o Estado e os municípios precisam discutir um caminho para solução da demanda no interior.”
Em meio à crise na Saúde de Sinop e pressão popular por intervenção estadual na Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos), o secretário Gilberto Figueiredo (União) e o deputado Dilmar Dal Bosco (União) gravaram vídeo anunciando a autorização para instalação de 30 UTIS, sendo 10 UTIs Pediátricas e 20 UTIs de retaguarda com lactário. “Sinop precisa desta atenção na saúde pública e nosso Governador, sensibilizado ao nosso pedido, prontamente autorizou essas 30 UTIs, que serão instaladas e estarão em funcionamento em breve”, informou o secretário.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).