O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a criticar nesta quinta-feira (06.10) as pesquisas eleitorais e revelou que pretende colocar em votação na próxima semana, no Plenário da Casa Leis, projeto que torna mais rígida a legislação sobre institutos de pesquisas e pune empresas em caso de erros muito acima da margem de erro.
Lira declarou que existe vários projetos em tramitação na Câmara e eles devem ser apensados em um só texto, assim como cogita pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), celeridade para aprovar a proposta entre os senadores.
“Hoje a pesquisa perdeu credibilidade. Não podemos ter resultados tão díspares, com erros ou manipulações”, disse Lira.
Paralelamente, na Câmara, os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Jordy (PL-RJ), estão colhendo assinaturas de parlamentares para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende investigar os institutos de pesquisas eleitorais.
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) já protocolou no Senado pedido de CPI para investigar “expressivas discrepâncias” entre resultados de pesquisas de intenção de votos e o resultado das urnas na eleição do primeiro turno – realizado no último domingo (02.10). Ele alega possuir 29 assinaturas, e que entre aqueles que assinaram o pedido consta os senadores de Mato Grosso, Jayme Campos (União) e Wellington Fagundes (PL).
Leia Também - Com assinaturas de Jayme e Fagundes, senador protocola pedido de CPI para investigar pesquisas eleitorais
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).