Na semana passada, representantes das bancadas federal e estadual de Mato Grosso, incluindo o ex-deputado federal e atual assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Valtenir Pereira, o deputado estadual Wilson Santos e líderes locais, como a ativista Adriane Martins, estiveram em Brasília para discutir a construção de uma nova unidade do Hospital Sarah Kubitschek em Cuiabá.
Durante a visita, eles se reuniram no Palácio do Planalto com o presidente Lula para entregar uma carta solicitando a instalação de uma filial da Rede Sarah em Cuiabá. Também se encontraram com os ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Além dessas reuniões, foram recebidos por Lúcia Willadino Braga, presidente da Rede Sarah, na sede da instituição. O encontro teve como objetivo discutir a expansão da rede em Cuiabá e a oferta de cursos de capacitação para os profissionais de saúde estaduais e municipais, com o intuito de proporcionar um atendimento especializado de qualidade para os pacientes que necessitam de reabilitação.
Adriane Martins, idealizadora da proposta, ressaltou a importância da expansão do Hospital Sarah Kubitschek para a região, afirmando que a unidade em Brasília atendeu 26.256 pacientes de Mato Grosso, Rondônia e Acre em 2022. "Já temos terrenos doados para a nova unidade e estamos dedicados a garantir um atendimento de excelência para a população, que espera ansiosamente por esse projeto", afirmou.
Vale lembrar que, no final do ano passado, parlamentares federais de Mato Grosso conseguiram incluir no Plano Plurianual Participativo (PPA) um investimento de R$ 180 milhões para a construção da nova unidade, distribuídos em R$ 60 milhões para cada exercício fiscal entre 2025 e 2027. O projeto já foi aprovado pelo Congresso Nacional.
A iniciativa de Adriane Martins, que inscreveu a proposta na plataforma Brasil Participativo em meados de 2023, contou com o apoio da população de Cuiabá, de importantes nomes da medicina mato-grossense, do governador do estado, do prefeito da capital, da maioria dos parlamentares estaduais e federais, e até de figuras públicas como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
O Hospital Sarah Kubitschek, fundado em 1956 em Brasília, é uma referência internacional em reabilitação e realiza atualmente mais de 19 milhões de procedimentos por ano em suas nove unidades, localizadas em Brasília Centro, Brasília Lago Norte, São Luís, Macapá, Belém, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Desde 2009, a rede não expandiu para outras unidades da federação.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).