O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), em entrevista ao na tarde de segunda-feira (26.12) anunciou avanços no Pronto-Socorro do município (PS/VG) e garantiu mais 40 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Durante a visita na unidade de saúde, o prefeito disse que as ampliações foram realizadas para atender melhor os munícipes e dar maior comodidade, além de beneficiar os servidores que trabalham no local. Segundo o gestor, todos merecem um espaço confortável e um ambiente de trabalho adequado.
Kalil disse que pensando nisso, determinou que o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, fizesse os investimentos necessários. As obras realizadas foram a instalação do novo piso [que já chega a 60% dos 5 mil metros quadrados do prédio], cujo investimento é na ordem R$ 1,5 milhão; ampliação da capacidade da sala de Cirurgia Geral [que passa de duas operações para seis de forma simultaneamente], além da ampliação de consultórios ortopédicos [que realizam atendimento, pequenos procedimentos ortopédicos, e totalizam agora dois consultórios].
O prefeito lembrou ainda que está previsto, inclusive tem licitação marcada para o dia 16 de janeiro, a construção de 40 novos leitos na Unidade de terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro.
Ao final destas obras a unidade de saúde de Várzea Grande ficará com 50 leitos de UTI, sendo 30 adultos e 20 infantil, além de 200 leitos, fora consultórios, laboratórios, exames de imagens, entre outros espaços para atendimento à população.
O prefeito declarou que estava feliz com a troca de piso, pois segundo ele, deu um ar diferente na unidade de saúde. “Tudo isso foi planejado para atender os moradores da Várzea Grande e do interior. O Pronto-Socorro é porta aberta e também atendemos munícipes de outros municípios”.
Questionado sobre a situação de atender outros municípios, além do colapso na saúde de Cuiabá, se isso afeta Várzea Grande, Kalil disse que com certeza, afirmando que quando Cuiabá deixa de atender, sobrecarrega Várzea Grande, ocorrendo lotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto-Socorro (PS/VG).
“Nosso Pronto-Socorro está de portas abertas. Sim, é onde há uma sobrecarga maior, mas, a gente faz o que pode, atendendo nossa sociedade, atendendo os nossos vizinhos que necessitam de saúde, até porque o SUS é um Sistema Único de Saúde, então, a gente atende todos que chegam aqui precisando. A gente tenta dentro da nossa possibilidade atender da melhor forma possível”, concluiu Kalil Baracat.
Leia também
Prefeitura de VG paga salário dos servidores públicos na noite desta quarta (28)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).