26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 20 de Julho de 2019, 15:45 - A | A

Sábado, 20 de Julho de 2019, 15h:45 - A | A

Proposta

Jovens de 16 anos podem ter permissão para dirigirem

Edina Araújo/VG Notícias

Reprodução

Menores de 16 anos

Jovens de 16 anos podem ter permissão para dirigirem

O senador Mecias de Jesus (PRB/RR) apresentou uma proposta no Senado, que está sob análise, para que jovens de 16 anos tenham permissão para dirigirem. “Ao jovem seria concedida a Permissão para Dirigir, como ocorre com os demais candidatos. Mas a validade atual de um ano desse documento nos parece insuficiente o motivo pelo qual a estendemos para até um ano após os dezoito anos completos”, justifica o autor da proposta.

O senador Mecias de Jesus diz que adolescentes nesta faixa etária têm maturidade para dirigir. “O Brasil vive um inegável processo de amadurecimento de nossos jovens. Desde a constituição, que instituiu a possibilidade dos maiores de dezesseis e menores de dezoito anos votarem, esses jovens são cada mais presentes na vida pública”, avalia.

Segundo ele, alguns estudos já mostram que mais de 50% dos jovens de 16 anos dirigem, porém, sem autorização legal e sem passarem por uma reciclagem. “Em 2007, quase 42% dos jovens já dirigiam sem a carteira nacional de habilitação. Então, o que vai acontecer, se nós permitirmos que os jovens tenham o direito de ter sua carteira de habilitação, que é o que estamos propondo, com uma autoescola, aprender os sinais de trânsito, para poder estar dirigindo no meio da população, o que eles já fazem hoje, só que sem autorização legal”.

Pela proposta do parlamentar, a habilitação seria estendida até 19 anos, caso o jovem não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, sob a responsabilidade penal em caso de acidente grave, com vítimas fatais. O senador citou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê atos inflacionários nas condutas descritas como crime ou contravenção penal, o que inclui os crimes de trânsito. “O Estatuto da Criança e do Adolescente já pune jovem, se ele cometer algum tipo de penalidade grave ou gravíssima, ele perde o direito a habilitação, se ele perder a carteira, ele só volta a recuperar depois dos 19 anos de idade”, enfatiza Jesus.

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em decisão terminativa, ou seja, sem a necessidade de ser votado pelo Plenário do Senado. Clique Aqui e veja

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760