04 de Dezembro de 2024
04 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 07 de Junho de 2019, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 07 de Junho de 2019, 08h:00 - A | A

PEC 56/2019

Jayme é contra PEC que prorroga mandato; Fagundes vê fortalecimento

Sarah Mendes/VG Notícias

jayme wellington

 

Em 16 de abril de 2019, o deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 56/19, para prorrogar o mandato de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos por mais dois anos, para que, assim, haja a unificação das eleições. Desse modo, o pleito eleitoral de 2020 não ocorreria e o mandato atual dos eleitos em 2016 terminaria em 1º de janeiro de 2023, juntamente com o mandato dos governadores, vice-governadores, deputados estaduais e deputados federais. O processo ainda tramita na Câmara dos Deputados.

Rogério Peninha justificou que, com a unificação das eleições, haveria uma economia de recursos públicos, uma vez que não existirão gastos referentes aos processos eleitorais municipais.

Os senadores de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PR) e Jayme Campos (DEM), opinaram a respeito da proposta.

Wellington Fagundes se mostrou favorável à PEC, afirmando que o prazo é curto mas que essa decisão poderia refletir na economia do país, que hoje vivencia uma crise política e econômica.

Ele declarou ainda que, com o pleito unificado, os partido eleitorais poderiam se fortalecer. "A unificação faz com que tenhamos partidos mais fortes" defendeu o republicano.

Em contraposição, embora a PEC possa beneficiar a sua esposa, prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos (DEM), Jayme Campos considera a proposta insustentável. Ele também disse que, em concordância com Rodrigo Maia (DEM), atual presidente da Câmara dos Deputados, a pauta não é prioridade na Câmara e no Congresso Nacional.

"Eu diria que sou uma pessoa suspeita para falar, até porque, dona Lucimar, minha esposa, é prefeita de Várzea Grande, como vou torcer, pedir para prorrogar o mandato? Ela foi eleita para um mandato de quatro anos e está cumprindo. Agora, é um assunto que está na Câmara, e o prórpio presidente Rodrigo Maia já disse que esta matéria não vai avançar, porque não é prioridade da pauta da Câmara e principalmente, do Congresso Nacional", pontuou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760