A deputada estadual Janaina Riva (MDB) rebateu o governador Mauro Mendes (União) nesta quarta-feira (18.12) em vídeo publicado nas redes sociais, como resposta a declaração de que os deputados teriam "mentido" sobre a lei que retira benefícios fiscais de empresas que aderirem a Moratória da Soja, instrumento jurídico que proíbe a comercalização de soja para o exterior que tenha sido plantada em áreas desmatadas. O pacto foi criado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Após a aprovação da lei, que praticamente dava fim a moratória, a Abiove se reuniu com Mauro Mendes e com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Lucas Beber. No encontro, a associação prometeu um novo acordo sobre a soja em área desmatada, encerrando os efeitos da lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) e sancionada, com diversos vetos, pelo governador.
Janaina defendeu que votará, na sessão desta quarta-feira, pela derrubada dos vetos ao projeto de lei, contrariando previsão de Mauro Mendes, que disse que os vetos serão mantidos.
"Eu e Cattani nós não estamos entendendo porque de tudo isso porque a gente sempre fez parte da base, a gente sempre ajudou e ajudamos muito o Governo, até porque nós entedemos que o Governo está indo muito bem, nós que somos do interior temos esse sentimento ainda mais forte", declarou Janaina. "Nós não vamos mudar de posicionamento, nós estamos mantendo a nossa posição, eu tinha visto um vídeo do governador na Jovem Pam dizendo que iria sancionar, aí vieram os vetos, aí veio esse artigo 4 também que a gente não tinha entendido quanto ele era prejudicial, a gente só entendeu depois", afirmou a parlamentar.
Os vetos realizados por Mauro viraram pauta de discussão na AL/MT e passaaram a ser críticas por deputados. Em uma das declarações, Gilberto Cattani (PL) diz que o texto final aprovado por Mauro transformou a proposta em "lei de mentirinha". Em seguida, o acordo entre Abiove, Governo e Aprosoja foi finalizado.
A deputada disse ter ficado assustada, junto com Cattani, com o teor do vídeo feito pelo governador. Segundo ela, os dois foram considerados vilões após a aprovação da lei.
"O vilão agora somos nós dois, nós que somos os vilões? Os vilões não são mais a Abiove e esse pacto comercial que prejudicou muito Mato Grosso e ainda prejudica?", declarou Janaina Riva.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).