A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apontou como uma das principais preocupações do Governo de Mato Grosso, a questão da Segurança Pública, que vem perdendo espaço para as facções criminosas. Em entrevista à imprensa, a deputada foi enfática ao declarar que “hoje a segurança da periferia é feita pelas facções.”
Segundo Janaina Riva, a segurança nos bairros periféricos não é feita pelo Governo do Estado. Para ela, esse sentimento da população, em confiar nas facções criminosas, é pela ausência da segurança pública estadual.
“E vocês sabem disso! Inclusive com sensação de segurança, uma coisa que amedronta todos nós. A população se sente segura com a presença da facção. Então, isso é um assunto que tem que ser debatido, não só em Mato Grosso! Isso é no país todo”, afirmou a deputada em um evento na Capital, nessa quarta-feira (03.01).
Cobrando a convocação de concursados, a deputada indica a necessidade de aproximar a população do Governo e daquilo que a lei determina.“Esse sentimento de que estou confortado pela proteção da facção é exatamente por isso, pela ausência do Governo do Estado, ausência da nossa polícia lá na ponta, então, quando a gente insiste com o Governo, para chamar os concursados e tudo mais, é porque a gente vê que essa é uma briga ingloriosa.”
Riva avalia que o caminho é reforçar a Segurança Pública do Estado, que atualmente é insuficiente para a população: “Dados apontam que hoje temos 35 mil faccionados no Estado, temos cerca de 6 a 7 mil militares no Estado, então vocês veem como essa briga é desleal.”
Contudo, assim como em 2023, a Pasta tem um dos maiores Orçamentos para 2024. Consta do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) um montante de R$ 4,6 bilhões para Segurança Pública do Estado.
Leia também: Deputados retornam atividades para votação das contas de Governo e LOA de 2024
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).