O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) marcou para esta segunda-feira (24.06) reunião para avaliar medidas para baratear o gás de cozinha e industrial no país.
De acordo com o Ministério da Economia, serão avaliados a venda de distribuidoras estaduais de gás e o fim do monopólio da Petrobras no setor e novas regras regulatórias por meio da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Segundo o Governo, atualmente os governos estaduais controlam a maior parte das 26 distribuidoras de gás do país (20 delas ainda têm sociedade com a Petrobras), mas a proposta é convencer os Estados a abrirem a mão de suas participações e em troca disso a União irá conceder empréstimos aos Estados para que eles saldem dívidas como também organizem economicamente a máquina pública já que a maioria deles passam por crise financeira. Mato Grosso é um deles.
Além disso, na reunião será tratado de um acordo para permitir que outras empresas usem a infraestrutura dos gasodutos da Petrobras que escoam, processam e carregam o gás, que, em seguida, chega às redes estaduais.
Ainda segundo o Governo caberá à ANP regular as medidas e promover acesso para outras companhias possam usar os gasodutos da Petrobras, como também as unidades de processamento e terminais da estatal por outras empresas.
Essas medidas, segundo o Governo, impactaram no preço do gás de cozinha, para a indústria e também o usado na produção de energia elétrica, podendo reduzir o preço do produto no país.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).