Marcos Vergueiro/Secom-MT

Governador Mauro Mendes e o secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Paim, durante o lançamento da operação de reforço no combate aos incêndios florestais.
O governador Mauro Mendes (DEM), pediu a colaboração da população em relação ao combate às queimadas florestais, que segundo ele, causam danos ao meio ambiente e a própria saúde das pessoas que vivem nas diversas regiões afetadas.
O pedido foi feito na manhã desta quinta-feira (1º.07), durante a entrega simbólica de diversos equipamentos e veículos para o reforço das ações das forças de segurança no combate aos incêndios florestais e ao desmatamento ilegal em todo o Estado.
De acordo com o governador, com os novos equipamentos as forças de segurança poderão atuar com mais eficiência e efetividade ao longo dos próximos meses no combate principalmente as queimadas ilegais de Mato Grosso.
Leia também - Júlio diz que Mauro acenou 70% de concorrer à reeleição; DEM quer mulher como vice
O planejamento Global do Governo neste ano para o investimento tanto no combate as queimadas e ao desmatamento ilegal que são duas ações conjuntas tem um orçamento liberado de R$ 73 milhões, que é para aquisição de equipamentos, para compra de insumos, para diárias e toda a logística para mobilizar essas ações e que elas aconteçam e passem a atender a parte de infraestrutura e parte humana também.
Mendes recordou que no ano passado o Estado teve muitos incidentes, principalmente no Pantanal, e esse ano o Governo se antecipou e comprou equipamentos, treinamentos foram realizados e também contou com a parceria na iniciativa privada, e hoje o Estado está preparado para fazer esse enfrentamento.
“Pedimos a colaboração da população, pois o fogo na grande maioria das vezes ele começa com uma atividade humana de forma proposital ou até intencional, e se a população colaborar nós teremos um combate muito mais eficiente sem causar danos ao meio ambiente e a própria saúde das pessoas que vivem nas diversas regiões afetadas por essas queimadas”, declarou ele.
Sobre a divisão das equipes e equipamentos sabendo que os focos de queimadas são em regiões diferentes, Mendes ressaltou que o Governo comprou mais um helicóptero que deve chegar no final de agosto, e lembrou que hoje o Estado conta com quatro helicópteros no total.
“Este equipamento reforça neste momento o combate, pois algumas dessas regiões têm difícil acesso para chegar aos pontos de calor. Então com esse equipamento nós levamos os brigadistas a estes pontos, e lá eles fazem dentro de uma estratégia montada pelas equipes um ataque mais rápido antes que o fogo tome uma proporção que dificulte o controle”, concluiu Mauro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).