O governo do Estado lançou nesta segunda-feira (04.07) a Caravana da Transformação que percorrerá os municípios de Mato Grosso levando saúde, ações de cidadania e oficinas em todas as regiões.
De acordo com o secretário de Estado do Gabinete, José Arlindo, a Caravana, com envolvimentos das Secretarias de Estado, levará atendimento aos municípios, tendo como prioridade a área da Saúde.
“Essa primeira caravana será um teste para gente. Nós já fizemos projeto parecido quando mudamos a Capital do Estado para Vila Bela da Santíssima Trindade. Fizemos atendimento à população por meio de várias Secretarias, entretanto, a caravana ela vai contar com quase dobro de Secretarias atendendo. A ideia é colocar o Estado sobre rodas e levar ela a comunidade”, disse o gestor.
Conforme ele, o primeiro município a receber a Caravana será Barra do Bugres (a 169 km de Cuiabá), entre os dias 16 e 17 de julho. Segundo ele, a escolha é porque o município conta com infraestrutura hospitalar necessária para a primeira edição da iniciativa.
“A cidade de Barra do Bugres conta com um hospital municipal. Como nós vamos fazer atendimento de saúde, como principio de prevenção, nós decidimos fazer esse primeiro em local que conta com hospital público”, explicou.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, uma das metas do projeto, por exemplo, é diminuir a fila para cirurgias oftalmológicas, levando qualidade de vida ao cidadão.
“Nós estaremos fazendo um plano cirúrgico oftalmológico de catarata que é foco da caravana nesse momento”, apontou.
O secretário revelou que a expectativa é realizar mais de cinco mil atendimentos, e as cirurgias serão realizadas somente se o diagnóstico apontar com clareza a necessidade de intervenção cirúrgica.
“Deve ultrapassar cinco mil pessoas é que normalmente podemos atender nessa caravana. O mais importante é que estaremos realizando as cirurgias com médicos próprios da Secretaria. Só se fará a cirurgia na medida em que o diagnostico for bem claro e devido”, disse ao informar que também será feito o diagnóstico da hanseníase.
A Caravana deve contar ainda com confecção do Cartão do SUS, 2ª via de certidões (nascimento, casamento e óbitos), carteira de trabalho, carteira de pescador, carteira de identidade, declaração de hipossuficiência, serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social, inscrição em cursos de capacitação, intermediação de mão de obra, assistência rural, orientação jurídica, tratamento de beleza entre outros.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).