O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou ontem quinta-feira (19.11) em entrevista à imprensa que o uso de máscara seguirá obrigatório em Mato Grosso. Segundo Mendes, as mudanças em relação à continuidade do uso ou não da máscara ocorrerá somente após avaliação científica.
“Hoje em Mato Grosso nós estamos tendo uma vida praticamente normal, a única diferença é que estamos todos usando máscara e isso é importante que continue por enquanto. Mudar isso só com orientação da ciência, nós não vamos fazer isso simplesmente com uma decisão política”, declarou o governador.
Mauro afirmou que a possibilidade de retirada do uso de máscara será avaliada a cada 15 dias. Segundo Mauro, a liberação das máscaras depende da baixa taxa de transmissão. Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em Mato Grosso, 1.006 pessoas estão em isolamento domiciliar em razão da Covid-19, sendo que 260 novos casos foram registrados no Estado.
Leia mais: Secretário admite "discussão" para retirar obrigatoriedade do uso de máscaras em MT
“Podemos reavaliar isso, semana a semana ou há cada 15 dias, mas por enquanto a orientação é manter as máscaras e manter um estado de vigilância para que não aconteça no Brasil aquilo que está acontecendo na Europa até por uma baixa vacinação que lá teve, por isso teve um repique lá que está assustando os Europeus”, declarou Mendes.
Questionado se planeja limitar públicos em grandes eventos públicos e privados, especialmente no carnaval, Mauro reiterou que a única restrição em vigência continua sendo a obrigatoriedade do uso de máscaras.
“O Estado não vai entrar nessa seara, se houver algumas restrições, a única restrição do Estado de Mato Grosso, dispositivo legal é a exigência de máscara, fora disso vai ficar no âmbito das decisões municipais com a realidade municipal”, encerrou
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).