26 de Abril de 2025
26 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
26 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 30 de Junho de 2017, 08:15 - A | A

Sexta-feira, 30 de Junho de 2017, 08h:15 - A | A

13 mandados

Gaeco deflagra segunda fase da Operação Convescote; Servidores da AL/MT e TCE na mira

Rojane Marta/VG Notícias

Reprodução

GAECO

 Gaeco deflagra segunda fase da Operação Convescote; Servidores da AL/MT e TCE na mira

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta sexta (30.06) a segunda fase da Operação Convescote. Ao todo o Grupo está dando cumprimento a 13 mandados de condução coercitiva e busca e apreensão, todos expedidos pela Vara Especializada do Crime Organizado da Capital.

Na segunda fase estão entre os alvos dos mandados: servidores do TCE/MT e AL/MT, bem como funcionários do SICOOB e FAESP.

A operação visa desarticular uma organização criminosa engendrada para saquear os cofres públicos, notadamente recursos públicos da Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado, por meio de convênios firmados com Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (FAESPE).

Além do crime de constituição de organização criminosa, também há indicativos da prática de peculato, lavagem de capitais e corrupção ativa.

Atualizada às 10h41min - Um dos alvos nessa nova fase da operação, é Odenil Rodrigues de Almeida, que é assessor parlamentar do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). Ele foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento. Vale destacar, que Odenil já teve o nome envolvido em depoimento do deputado José Riva, prestado à juíza Selma Arruda, em 15 de abril de 2016. Na ocasião, Riva confessou que repassou R$ 50 mil para Odenil Rodrigues de Almeida. "Não posso afirmar categoriamente, olha: é para o deputado Guilherme Maluf, mas ele (Odenil) é assessor do deputado Guilherme Maluf", disse Riva.

Na primeira fase da Operação, o nome de Odenil foi citado como o responsável por assinar Termo de Referência, em favor da FAESPE.

Em interceptação telefônica do investigado Hallan, na primeira fase da operação consta: “Na conversa separada, um HNI (usuário do terminal 12981697000, cadastrado em nome de EMMANUEL MARINHO DE QUEIROZ FILHO) comenta: "ODENIL tinha falado comigo que ELE queria levar esse CONTRATO DA ASSEMBLEIA pra dezembro. ELE comentou alguma coisa com você?" Em resposta o investigado HALLAN fala: "não não chegou nenhum pedido ainda." HNI continua: "é ne daí isso aí ELES que tem que provocar né vocês não tem reunião nada com ELES?" HALLAN responde: "é (...) deixa eu ver vou falar com LAZARO se LÁZARO sabe de alguma coisa Eu ti falo viu que às vezes falou Eu não to sabendo.”

Em nova conversa interceptada consta: “Na conversa do dia 25/10/2016 às 16h26min08s, a interlocutora ARIADNE fala que ODENIL já havia ido para o BANCO (provavelmente, referindo-se à liberação do repasse da Assembleia - Convênio com a FAESPE). JOCILENE fala que amanhã deve estar na conta. Na sequência, ARIADNE fala: "...e outra coisa (...) o ODENIL pediu pra VOCÊ fazer uma DECLARAÇÃO da FAESPE de que a BÁRBARA trabalha lá na CPI RENÚNCIA FISCAL só que Eu vou pedir pra VOCÊ ligar lá pra LUANA na PRESIDÊNCIA (...)". 00 Neste momento, JOCILENE interrompe a fala de ARIADNE dizendo: "a pois é porque o OLHAR DIRETO já ligou pra mim aqui querendo saber se podia pegar que nós passássemos uma LISTA dos FUNCIONÁRIOS que estão na (ARIADNE: na CPI da RENUNCIA FISCAL?) não da ASSEMBLEIA." Ainda em sua fala, JOCILENE explica que havia dito para a equipe do OLHAR DIRETO que iria solicitar autorização da CPI (CASA LEGISLATIVA), e somente então, caso fosse autorizada, tais informações seriam disponibilizadas. ARIADNE continua sua fala dizendo que ODENIL já está pedindo a DECLARAÇÃO para mandar, porém CHARLES avisou que não era para enviar nada para ARIADNE e sim para o PESSOAL da PRESIDÊNCIA, devendo entrar em contato com LUANA. JOCILENE diz para ARIADNE avisar LUANA para entrar em contato e fazer as devidas solicitações a JOCILENE. Ao final da conversa JOCILENE fala que vai mandar alguém buscar o documento com ARIADNE, finalizando o diálogo”.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760