O vereador por Cuiabá, delegado Marcos Veloso (PV) apresentou, na noite dessa terça-feira (21.03), a proposta para criação de uma Frente Parlamentar da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá aos nove parlamentares do município de Nossa Senhora do Livramento.
De acordo com o parlamentar, a idéia é que esse grupo acompanhe os trabalhos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), desenvolvido pelo governo do Estado.
“O vereador tem legitimidade para acompanhar e fomentar esse plano diretor. O PDDI não pode ser somente um documento de gaveta. A grande ação que essa Frente Parlamentar vai fazer é verificar as informações contidas no plano e lutar para que as mesmas instruam o planejamento e as efetivas ações no município”, avaliou Marcos Veloso.
Os vereadores de Livramento foram os primeiros a serem visitados por Marcos Veloso, que ainda apresentará a idéia aos vereadores de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Acorizal e Várzea Grande. Em Cuiabá, Veloso propôs a Frente Parlamentar em plenário.
“Penso que os vereadores devem participar efetivamente na elaboração do PDDI e vamos fomentar isso. O governo do Estado instituiu o PDDI, apresentou seu terceiro produto, o diagnóstico, agora cabe aos municípios utilizá-lo da melhor forma possível. O que não podemos perder de vista é que o resultado final desse planejamento terá uma vida de 10 anos e seu conteúdo usado pelo Poder Público, estadual e municipal”, analisou Marcos Veloso.
O vereador por Cuiabá ressaltou que a Frente Parlamentar deverá ser constituída por parlamentares e com o mesmo número de representantes para cada Câmara. Ele destacou ainda que a intenção dessa divisão é proporcionar o mesmo peso para cada município participante, independente de área territorial, população ou potencial econômico. “Não há que se falar em tamanho de município, mas sim de compromisso com a sociedade”, disse Marcos Veloso.
Durante a reunião, os vereadores de Livramento comentaram que na apresentação do diagnóstico do PDDI na cidade, o plano diretor não contemplou áreas como turismo. Eles explanaram sobre a falta de identificação e investimentos do potencial turístico da cidade, além de um retrato de inexistência de violência na cidade, que não condiz com a atual realidade.
“Hoje Livramento sofre com problema de criminalidade, por estarmos próximos de Várzea Grande e isso não foi exposto no estudo, podemos ficar sem investimentos na Segurança Pública por conta disso. Pelo que vimos, o plano ficou mais voltado para Cuiabá e Várzea Grande. Essa Frente Parlamentar será importante para corrigirmos a tempo os equívocos do estudo”, analisou o vereador Manoel Gonçalo de Campos, o Manoelzinho (PSDB).
O presidente da Câmara de Livramento, vereador Airton Conceição de Arruda (PSB) avaliou que a idéia de Veloso enfoca justamente nos apontamentos das necessidades reais de cada município. “É o vereador que mora no município e não o Governo do Estado. O vereador é o maior conhecedor das realidades diárias de cada cidade, e em município pequenos igual ao nosso, sabemos aferir exatamente as necessidades de cada setor e até mesmo de cada munícipe”, disse Airton, que se colocou a inteira disposição do projeto.
Marcos Veloso avaliou como positivo o encontro e deixou a sala acreditando que os parlamentares de Nossa Senhora do Livramento irão compor com a Frente Parlamentar. “Eu saio extremamente empolgado com o que ouvi dos vereadores, todos se mostraram pré-dispostos a nos acompanhar nessa jornada. Os vereadores irão fazer uma análise e indicar os nomes para Frente Parlamentar”, declarou. Com assessoria de imprensa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).