26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 05 de Julho de 2018, 14:10 - A | A

Quinta-feira, 05 de Julho de 2018, 14h:10 - A | A

Operação Bereré

Esquemas no Detran/MT: Desembargador desmembra ação contra deputado, ex-secretário e empresários

Lucione Nazareth/ VG Notícias

Montagem VG Notícias

Mauro Savi e Paulo Taques

 

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), José Zuquim Nogueira, determinou o desmembramento da ação penal oriunda da Operação Bereré, que investiga políticos, empresários, empresas entre outras pessoas acusadas de participarem de um suposto esquema de corrupção que teria desviado R$ 30 milhões do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Conforme despacho, publicado nessa quarta-feira (04.07), foi desmembrado o processo em relação ao deputado estadual Mauro Savi (DEM), o ex-secretário Paulo Taques, o advogado Pedro Jorge Taques, e os empresários Valter Kobori, Claudemir Pereira dos Santos e Roque Anildo Reinheimer. Eles estão presos desde 09 de maio após a deflagração da 2ª Fase da Operação, denominada “Bônus”.

Em outra ação constará os nomes dos demais investigados, sendo eles: o ex-governador Silval Barbosa, os deputados Eduardo Botelho (DEM), os deputados José Domingos Fraga (PSD), Wilson Santos (PSDB), Baiano Filho (PSDB), Nininho (PSD) e Romoaldo Júnior (MDB), entre outras pessoas.

Conforme denúncia do Ministério Público, as investigações partiram da delação premiada do ex-presidente do Detran/MT, Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, que revelou a existência de uma suposta organização criminosa na autarquia que teria desviado R$ 30 milhões por meio do contrato com a empresa EIG Mercados Ltda (antiga FDL Serviços de Registro, Cadastro, Informatização e Certificação Ltda).

As fraudes teriam sido realizadas por meio de serviço de gravames de veículos (registro de contratos de financiamento). O MP cita que as investigações apontaram que o esquema teria continuado na gestão de Pedro Taques tendo como coordenador Paulo Taques e o irmão dele Pedro Jorge Taques.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760