04 de Dezembro de 2024
04 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 23 de Maio de 2019, 09:20 - A | A

Quinta-feira, 23 de Maio de 2019, 09h:20 - A | A

Senado

Empresas aéreas extorquem cidadãos, diz Jayme Campos ao defender MP que abre setor aéreo

Rojane Marta/VG Notícias

Reprodução

Jayme Campos

Ele também destacou a importância dos voos regionais

Ao defender a Medida Provisória (MP) 863/2018, que abre o setor aéreo ao capital estrangeiro, o senador de Mato Grosso Jayme Campos (DEM), criticou as companhias aéreas, que segundo ele, mesmo contando com benefícios do Governo federal, “extorquem os cidadãos brasileiros” com os preços impostos.

Nessa quarta (22.05), o Senado aprovou o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 12/2019, apresentado à MP, que autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil. A MP autoriza ainda, cada passageiro a levar, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 quilos nas aeronaves a partir de 31 assentos. A matéria segue para sanção presidencial.

De acordo com Jayme Campos, que votou favorável à MP, com essa abertura, o Brasil poderá ter mais concorrência, mais competitividade e, acima de tudo, um bom serviço da aviação aérea.

“Não poderia deixar, nesta oportunidade, também de me manifestar em relação a essa medida provisória que está sendo votada nesta tarde de hoje. É bom nós esclarecermos aqui que nós estamos abrindo um espaço de uma atividade empresarial muito importante para o Brasil. Bem disse aqui o senador Fernando Bezerra que transformamos três empresas em verdadeiro oligopólio. Estamos pagando um absurdo pelas passagens aéreas no nosso País” destacou.

O senador disse ainda, ter garantia do líder do Governo no Senado, senador Fernando Bezerra de que será editado o decreto para que 5% seja para a aviação regional.

Ele também destacou a importância dos voos regionais, e disse ter a garantia do líder do Governo no Senado, senador Fernando Bezerra de que será editado o decreto para que 5% seja para a aviação regional.

“Particularmente eu venho de um Estado de dimensão continental, que é o Estado de Mato Grosso, com 900 mil quilômetros quadrados. E, há menos de 45 dias, o Governo Federal licitou a privatização de alguns aeroportos no interior de Mato Grosso. O primeiro, na capital do Estado, que é Cuiabá; depois, na cidade de Rondonópolis; e, depois, lá em cima, na cidade também de Sinop. São algumas cidades distantes do grande centro, que eu digo assim, que é Cuiabá, e são importantes esses voos regionais. Infelizmente eles querem só o filé, não querem comer carne de segunda, e aquele que come filé tem que comer a carne de segunda” criticou.

Para Jayme a Medida Provisória é importante para que possa abrir oportunidade para que as outras empresas – sejam quaisquer que forem – venham também explorar essa atividade econômica, que é a questão da viação aérea brasileira.

“Todavia, meu caro Líder do Governo senador Fernando Bezerra, você me ouve aqui, não vá nos decepcionar. Mato Grosso precisa urgentemente dessa aviação regional, que seja estendida não só para o Norte, para o Leste, para o Oeste, sobretudo para os municípios que estão distantes da capital a 1.450 quilômetros, sem acesso a um voo pelo menos de empresas regionais. É de vital importância até para o nosso desenvolvimento econômico e social do nosso Estado” defendeu.

O democrata ainda fez um apelo: “Eu acredito no senhor. O senhor tem crédito comigo ainda, em que pese algumas decepções que nós estamos tendo em relação ao Governo, pelo fato de que muitas vezes assume compromisso com o Mato Grosso – não com o cidadão Jayme Campos, não com o senador Jayme Campos – e depois não cumpre. É aquela velha história: prometer e não cumprir é pior do que mentir. Por isso eu quero crer que é importante, é relevante essa matéria e espero que, com certeza, nós acabemos, com o que está sendo praticado no mercado nacional em relação à aviação aérea brasileira. Estão extorquindo, estão roubando o pobre do trabalhador brasileiro, que muitas vezes depende de comprar uma passagem, vir de Cuiabá, vir do Tocantins, e ir ao Estado de São Paulo muitas vezes até para recursos médicos, e ali são explorados, são extorquidos, roubados pela prática dessas passagens que lamentavelmente são delas. Todos nós sabemos que o consumo do querosene dos aviões, dos transportes aqui dos táxis-aéreos, é subsidiado pelo Governo Federal. Em contrapartida não está recebendo nada a população brasileira” finalizou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760