18 de Novembro de 2024
18 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 29 de Março de 2022, 21:51 - A | A

Terça-feira, 29 de Março de 2022, 21h:51 - A | A

CUIABÁ SEM MÁSCARAS

Emanuel Pinheiro torna facultativo uso de máscaras na Capital

Emanuel Pinheiro reiterou que, se necessário for, novas alterações serão divulgadas

Edina Araújo/VG Notícias

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) recua e torna facultativo uso de máscaras em salas de aula do Ensino Fundamental e Educação Infantil. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (29.03), em sua live semanal. O decreto 9.018, será publicado na edição da Gazeta Municipal desta quarta-feira (30) e revoga o decreto 9.013, publicado em 23 de março.

Emanuel destacou que a medida teve como base os números de casos novos registrados na capital nos últimos dias e a baixa ocupação de leitos de UTI. No entanto, o prefeito reiterou que, se necessário for, novas alterações serão divulgadas.

Ele também destacou o trabalho do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e à campanha Vacina Cuiabá – que, segundo ele, tem sido o sustentáculo do sucesso da guerra contra a pandemia. "É preciso ter equilíbrio, responsabilidade e coerência, seguindo sempre as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, do Comitê de Enfrentamento para tomar decisões relacionadas à pandemia”.

O uso de máscaras se torna facultativo, como em locais de atendimento ao público em geral, eventos em geral, transporte coletivo, shopping, igrejas, eventos em geral, ginásios esportivos, estádios, supermercados e demais estabelecimentos comerciais. “Para aquelas pessoas que se sentirem mais seguras com o uso do item de proteção individual, fica a critério de cada um”, observou Emanuel Pinheiro.

Restrições  - Nos locais destinados à prestação de serviços de saúde (tanto na rede pública quanto na rede privada), idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos, pacientes com comorbidades, pessoas não vacinadas contra a Covid-19, pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contatos com pacientes com o vírus da Covid-19 fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam uma queda brusca na quantidade de testes de Covid realizados na rede básica municipal.

Em janeiro foram feitos 46,8 mil testes. Em fevereiro foram 4.948 testagens realizadas e em março esse número caiu para 2.042, sendo que desse montante apenas 108 deram positivo. A queda no número de testagens na rede pública é de mais de 95%, comparando-se o mês de janeiro em relação a março.

O prefeito também falou sobre a entrega de seis ônibus novos em Cuiabá. Veja vídeo

Leia mais

Botelho garante força-tarefa na AL para aprovar reajuste salarial da Segurança

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760