O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), anunciou nessa quinta-feira (23.03), a suspensão do embargo à carne bovina brasileira. Segundo o ministro, que está em missão em Pequim, a liberação das exportações é para as carnes de animais abatidos a partir do dia 24 de março.
“Primeiro dia de missão do Ministério da Agricultura aqui na China e já temos a primeira grande notícia ao nosso povo brasileiro, o Governo chinês acaba de levantar os embargos sobre a carne bovina brasileira em função do EEB (encefalopatia espongiforme bovina) - o “mal da vaca louca - atípico, que detectamos”, disse o ministro.
Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira
Segundo o ministro, Lula determinou que a delegação brasileira em Pequim tivesse transparência para conquistar credibilidade. Ele ainda exaltou a dedicação do Governo Chinês, que contribuiu com a liberação em 29 dias.
“Agradeço toda nossa equipe técnica que trabalhou com afinco, mostrou credibilidade e determinação para que isso pudesse acontecer, bem como, o governador do Pará e os pecuaristas brasileiros, que compreende a necessidade de ter um sistema ativo que informe e de transparência, credibilidade e oportunidade”, destacou o ministro.
Suspensão – As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”) em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).
Leia mais: Fávaro e empresários do agro vão à China; embargo do caso da "vaca louca" será discutido
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).