23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2024, 15:00 - A | A

Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2024, 15h:00 - A | A

“Grupo Chapada”

Em grupo de WhastApp, secretário acusa vereadora de usar “apetrechos femininos” para adiar cassação

O secretário Gilberto declarou que Fabiana usa “apetrechos femininos” para adiar a nova sessão marcada pela Câmara

Adriana Assunção/VGN

Conversas em grupo de WhatsApp do ex-prefeito e secretário de Governo de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), Gilberto Schwarz de Mello, autor da denúncia contra a vereadora Fabiana Nascimento de Souza, popular Fabiana Advogada (PTB), vazaram neste final semana e demonstram seu empenho pela cassação e o desrespeito à parlamentar.

Após a cassação de Fabiana ser suspensa, em janeiro deste ano, Melo afirmou no grupo de WhatsApp, que o teve acesso, que a decisão proferida no sábado (6), pela desembargadora Graciema Ribeiro de Caravella, somente adia o inevitável.

Leia mais: Desembargadora suspende sessão que votaria nova cassação de vereadora em Chapada

Ainda, na discussão no aplicativo, com o contato “Prima Querida”, Gilberto Mello acusou Fabiana de usar “apetrechos femininos” para adiar a nova sessão marcada pela Câmara para votação do relatório que recomendou a cassação do mandato da vereadora. O comentário de Gilberto causou protesto e indignação por parte membros do “Grupo Chapada”.

O contato "Prima querida", rebate o comentário, questionando: só se [Fabiana] usou com o secretário e não está sabendo. Em seguida, Gilberto responde ofensivamente. “Jamais, não misturo com merda. Sou bem casado. Prima Querida retrucou lembrando o secretário: "Merda que quando você precisou, correu atrás de UTI, merda que advogou gratuitamente para você na campanha né?" 

Procurada pela reportagem do , a vereadora afirmou que o secretário desrespeita as mulheres envolvidas em sua defesa, incluindo a desembargadora Graciema, responsável pela decisão do sábado (06). Fabiana Advogada questiona se Mello tinha conhecimento antecipado sobre a decisão do domingo (7) do juiz plantonista de Chapada dos Guimarães, Renato José de Almeida Costa Filho, que manteve a sessão da Câmara que votará o relatório que recomendou sua cassação.

“É uma violência política mesmo. Já não estou mais aguentando. Falou que usei apetrechos femininos e tem as duas mulheres [doutora Franciele e Rosangela] atuando no processo. Ele tem que ter respeito às duas advogadas. Ele tem que ter mais respeito pelo Tribunal de Justiça, quem estava no plantão é uma desembargadora mulher, 74 anos. Ele falou que, eu só estava adiando o inevitável, ou seja, ele já tinha certeza da decisão do juiz de primeira instância?”, questionou.

Fabiana afirmou que irá tomar as providências legais em relação à violência política de gênero, bem como, advertiu que não foi informada sobre nova sessão marcada pela Câmara Municipal. Segundo ela, não recebeu nenhuma notificação. “Estou sofrendo violência em cima de violência, aproveitam que dou mulher, que não tenho marido, estou bem abalada, vou tomar as providências cabíveis quanto a isso. Vou pedir apoio à Delegacia da Mulher."

Já o secretário Gilberto Schwarz explicou ao , que usou a palavra “apetrecho feminino” no sentido de ser mulher. Ele afirmou que a discussão foi com a prima da vereadora, que já foi funcionária da Prefeitura e foi exonerada por ter dois “cabides de emprego” na Assembleia e na Prefeitura.

Gilberto disse que “sorte dela” que ele é uma pessoa pacifica, não quer briga com ninguém, mas há momentos que não aguenta tanta provocação. “É a que ela mais usa, tá sendo perseguida, que as mulheres têm que estar empoderadas, essas coisas, só isso. Eu estava discutindo com a adversária. Ela coloca da maneira que ela quer colocar. O que são apetrechos femininos? Se colocar como feminista, que tá sofrendo perseguição. A discussão foi nesse sentido”, justificou o secretário.

Recondução do cargo -  Ela retomou o cargo após decisão do juiz plantonista da Comarca de Chapada, Renato José de Almeida Costa Filho, em 3 de janeiro. O juiz plantonista argumentou que houve violação e descumprimento do procedimento por falta de questionamento individual as supostas infrações. Contudo, a decisão não impede que o Poder Legislativo local convoque nova sessão e retome o procedimento político-administrativo.

Nova votação - A sessão havia sido suspensa pela desembargadora Graciema Ribeiro de Caravella no sábado (6). Porém, no domingo (7), em nova decisão do juiz Renato José de Almeida Costa Filho, negou embargos proposto pela defesa da vereadora Fabiana Nascimento e determinou a realização da sessão extraordinária.

Após a última decisão, vereador Mariano Fidelis remarcou para terça (9). Segundo ele, não há tempo hábil para realizar a sessão na segunda.

Observação: A reportagem consultou o dicionário e encontrou no Priberam Dicionário alguns significados para o "apetrecho": Meio necessário para executar ou obter alguma coisa; instrumento ou objeto necessário para executar uma atividade. "apetrechos", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/apetrechos.

Leia mais:  Juiz suspende cassação da vereadora Fabiana Advogada

Câmara de Chapada dos Guimarães cassa Fabiana Advogada; vereadora alega perseguição

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Álbum de fotos

Reprodução

Reprodução

Reprodução

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760