28 de Janeiro de 2025
28 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 12 de Maio de 2016, 05:20 - A | A

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016, 05h:20 - A | A

Impeachment

Dilma está afastada por 180 dias do cargo

Se a maioria dos parlamentares presentes na sessão aprovar a admissibilidade do processo de impeachment, presidente é afastada por 180 dias

Edina Araújo/VG Notícias

Presidente do Senado encaminha votação da admissibilidade do processo de impeachment, que ocorrerá em instantes e será feita no painel eletrônico. Começa a votação. Renan: "Que Deus nos ilumine para que daqui saia a melhor e a mais madura decisão".

Depois de 18 horas de sessão, senadores aprovam a admissibilidade de processo de impeachment contra Dilma Rousseff por 55 votos a 22. O presidente do Senado, Renan Calheiros, não votou.

Renan declara que a presidente Dilma está afastada, e o vice Michel Temer assumirá a Presidência. Os dois serão notificados.

O vice-presidente Michel Temer deve anunciar ainda hoje seu projeto de governo. Entre as principais promessas do vice-presidnete será a retomada do crescimento econômico e a abertura de um grande diálogo nacional como antídotos contras as graves crises política e econômica.

Já a presidente Dilma deve se pronunciar as 10 horas para os jornalistas. Ela já havia feito um pronunciamento em rede social.

Dilma Rousseff deve ser notificada sobre seu afastamento ainda na manhã desta quinta-feira (12.05).

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, deve ir ao Senado nesta tarde, para definir com Renan Calheiros os próximos passos do processo de impeachment. Lewandowski vai passar a comandar as sessões do Senado que vão julgar a presidente Dilma.

A defesa de Dilma disse que irá tentar reverter na Justiça a decisão sobre o afastamento da petista de seu cargo. "Ainda vamos judicializar várias questões, mas no momento certo", afirmou o advogado-geral da União do governo Dilma, José Eduardo Cardozo.

Atualizada em 05:50 - Manifestantes já estão na avenida Paulista, em São Paulo comemorando o afastamento da presidente Dilma. Soltaram fogos.

Foto: Werther Santana

Atualizada em 06:58 - Afastada do cargo por 180 dias, a presidente Dilma Rousseff terá salário de R$ 27.841,2 mil, o uso da residência oficial do presidente da República (Palácio da Alvorada), segurança pessoal, assistência saúde, avião, carro oficial e a equipe a serviço de seu gabinete pessoal.

Atualizada em 05:59 - O presidente do Senado, Renan Calheiros confirma que Dilma terá direito a segurança pessoal e transporte aéreo e terrestre, além de assistência à saúde, remuneração e equipe a serviço do gabinete.

Atualizada em 06:01 - O PT emite nota. Confira

"Não descansaremos um só minuto até que a presidenta retorne ao comando do Estado, como é a vontade soberana e constitucional do povo brasileiro"

Atualizada em 06:32 - Michel Temer deve anunciar e dar posse aos novos ministros ainda hoje às 16 horas. Temer não vai se pronunciar em cadeia nacional de Rádio e TV.

Confusão em Brasília com manifestantes pró Dilma.

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760