06 de Outubro de 2024
06 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 20 de Novembro de 2021, 08:30 - A | A

Sábado, 20 de Novembro de 2021, 08h:30 - A | A

POLÍTICA

Deputado diz que nenhum presidente de partido está disposto aceitar imposições de Bolsonaro

Bolsonaro "namora" com PL, mas já cogita filia-se no Republicanos

Lucione Nazareth/VGN

Evaristo Sa/AFP

VGN_Bolsonaro_CPI da Pandemia

 Bolsonaro "namora" com PL, mas já cogita filia-se no Republicanos

 

 

 

O deputado estadual, Valmir Moretto (Republicanos), afirmou em entrevista à imprensa que nenhum presidente de partido deve aceitar as imposições do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para que ele se filie na nova legenda visando a reeleição nas eleições de 2022. 

Segundo Moretto, Bolsonaro foi convidado por todos os partidos de sua base, entre eles o próprio Republicanos, Partido Liberal (PL), Progressistas (PP), para se filiar a legenda, mas que em decorrência das imposições do Chefe do Poder Executivo a tendência é que ele procure outros partidos menores. 

Conforme ele, o próprio presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (do Espírito Santo), em entrevista recente afirmou que Bolsonaro não irá migrar para sua legenda. 

“O presidente Bolsonaro é bem-vindo aos Republicanos. Mas, pelo que estou vendo na Nacional, é um posicionamento do presidente, que os nossos presidentes do PL, PP e demais em questão do direcionamento do partido. O Partido Republicanos compõe a base do presidente Bolsonaro e trabalha com o Governo. O Bolsonaro, tudo indica, e pelo que vejo nos noticiários, aparentemente ele quer liderar essa base. Quer comandar o partido. Nenhum presidente, aparentemente, está disposto a abrir mão deste espaço conquistado ao longo dos anos, em troca da filiação do Bolsonaro”, disse o deputado.

Leia Também - Imposições e apoio a Lula são motivos para Bolsonaro “frear” filiação: “Imagino que tem suas razões”, diz Jayme

Em Brasília, corre a informação de bastidores, que a intenção do presidente é se reunir nos próximos dias tanto com o PP quanto com o Republicanos para mensurar o potencial de alianças aos nomes que ele pretende apoiar aos Governos Estaduais.

Bolsonaro recentemente chegou a “namorar” uma filiação do PL, inclusive a filiação estava agendada para o próximo dia 22 de novembro, mas por conta de divergência com o presidente da Nacional, Valdemar Costa Neto, o ato foi suspenso. Alguns articuladores de Bolsonaro já declararam que caso não chegue a um acordo com o PL, a sua filiação pode ficar até 2022.

Leia Também - Bolsonaro não descarta filiação ao PL, mas diz que não pode começar um “casamento” com pendências

Importante destacar que um dos requisitos citados por Bolsonaro para cravar a filiação é um partido que tenha a possibilidade de definir candidaturas regionais, sobrepondo a independência dos diretórios estaduais, como, por exemplo, nas candidaturas ao Senado e ao Governo do Estado. O presidente também tem solicitado espaço para aliados dele na executiva nacional dos partidos.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760