O deputado estadual Delegado Claudiney (PSL) criticou a quantidade de delegados disponível no Estado, e cobrou do Governo do Estado o chamamento desses profissionais aprovados no último concurso público. A crítica ocorreu durante sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (19.05), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Conforme ele, atualmente os delegados que atuam no Estado estão sobrecarregados, muitos cuidam de várias delegacias ao mesmo tempo e sem muita estrutura.
O parlamentar, durante a discussão de seu projeto, que destina verba para a área de contratação desses profissionais, pontuou que o problema de falta de mão de obra já é antigo. Para ele, a aprovação de sua proposta só não vem porque “mexerá” nas verbas do Paiaguás.
“Sabemos até a dificuldade de passar esse projeto (...) já temos há muitos anos essa demanda dos delegados de Polícia aqui em Mato Grosso, principalmente no interior, delegados que atendem quatro, cinco delegacias no interior. Infelizmente isso já decorre de muitos anos”, lamentou.
O político ainda asseverou que a quantidade de profissionais nomeados no último concurso público é totalmente inferior ao número de servidores que vêm se afastando de seus cargos, por vários motivos.
Leia também: Confrontado, Jayme afirma que não está no "bolso de ninguém"; Veja vídeo
“Um exemplo é esse último concurso, o governador nomeou 15 e depois 30, mais de dois anos para cá, três anos, nós já temos mais de 50 que aposentaram, então continua o mesmo problema da falta de delegados”, pontuou.
Claudiney argumenta que o seu projeto visa apenas dar uma ajuda de custo para os policiais que precisam se deslocar para outros municípios. O valor destacado por ele seria de 10% do subsídio do salário dos profissionais.
Ao ser dada a palavra à deputada Janaina Riva (MDB), ela parabenizou a medida enviada a AL pelo colega de parlamento. A Emedebista destacou não acreditar que há ainda muitas regiões que não têm esses profissionais. Ela cobrou também mais contratações.
“Não é possível nós termos cidades do tamanho que temos hoje em Mato Grosso sem delegado. Tapurah, a cidade, por exemplo, de Brasnorte (...) delegado acumulando sete municípios, como que é humanamente possível um delegado atender cinco, sete municípios. Segurança pública tem que ter efetivo presente”, esbravejou a parlamentar.
Janaina ainda apontou que a solução atual para minimizar esses problemas seria ao menos chamar alguns aprovados no certame passado dessa área.
Ao final da discussão, a proposta foi reprovada pelos parlamentares com sete votos contrários.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).