23 de Fevereiro de 2025
23 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 04 de Fevereiro de 2022, 08:16 - A | A

Sexta-feira, 04 de Fevereiro de 2022, 08h:16 - A | A

SEM CARNAVAL

Criticado por limitar público em eventos, Pinheiro dispara: “ainda bem que Botelho é deputado e não prefeito”

Eduardo Botelho (DEM) considerou as medidas como desnecessárias e exageradas

Rojane Marta & Kleyton Agostinho/VGN

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), em entrevista na noite dessa quinta (03.02), respondeu às críticas que tem recebido por limitar a 30% da capacidade, os eventos esportivos e artísticos em estádios e ginásios, eventos religiosos – exceto missas e cultos realizados ordinariamente -, e aqueles realizados em casas de shows.

Uma das críticas respondidas por Pinheiro foi a do deputado Eduardo Botelho (DEM), que considerou as medidas como desnecessárias e exageradas. Leia mais: Botelho chama de "exagero" decreto de Emanuel que limita público em estádios de Cuiabá

“Ainda bem que o Botelho é deputado e não prefeito de Cuiabá. Se ele fosse gestor, uma fala dessa seria temerária. Mas recebo como uma crítica construtiva, de um deputado ligado ao setor de eventos, que quer ver a normalidade voltando, mas um prefeito tem que cuidar das vidas das pessoas, tem que ser equilibrado, responsável e saber tomar medidas justas, mas que prezem, principalmente pela saúde e pela vida da população” respondeu Emanuel Pinheiro.

Festeiro assumido, Pinheiro relatou que se viu obrigado a limitar os eventos para proteger a população, pois, Cuiabá vive em um momento de pico da pandemia. “Quem ama cuida, e não tem prefeito mais festeiro na história de Cuiabá do que eu, não tem prefeito que gosta de festa, de estar na rua, de extravasar na alegria de ser cuiabano, tomar a sua cervejinha, do que eu, mas vivemos um momento de pico da pandemia. Graças a Deus com o sucesso da vacinação óbitos praticamente zeraram, mas a pressão sobre as unidades de saúde, principalmente a procura por leitos de UTI está aumentando, com o aumento de casos de covid e o surto gripal, então, se nos não nos cuidarmos agora, teremos o sistema entrando no caos ali na frente” disse.

Contudo, o prefeito acredita que este momento logo vai passar, e segundo ele, preferiu tomar essas medidas para evitar fechamento do comércio e o toque de recolher. “Vai passar rápido, nós estamos vencendo a pandemia, a imunização está dando certo, mas temos que tomar algumas atitudes para evitar de fechar as atividades, evitar o toque de recolher, eu não quero tomar essas medidas mais drásticas, eu apenas limitei estádios, eventos musicais artísticos e esportivos em estádios, ginásios, grandes eventos religiosos, como Vide Vede e Uma Década, missas e cultos normal, me referi a grandes eventos que reúnem multidões” defendeu.

O prefeito disse esperar que assim como a igreja católica que suspendeu o Vide Vede espontaneamente, a Assembleia de Deus também suspenda o Uma Década.

Ele ainda ressaltou que as casas de shows que poderão funcionar. “Não estou proibindo o funcionamento, a orientação técnica pede para suspender tudo, eu não, apenas estabeleci o mínimo de segurança de 30% da capacidade e obrigação de fornecer o cartão de vacinação, mantendo a liberdade da população, dando folego para o setor de eventos, mas esticando a corda para garantir a saúde e vida da população cuiabana, como de todos que veem para Cuiabá”.

Segundo o prefeito, ele se reuniu nessa quinta com alguns representantes do setor de eventos para debater o decreto. Diante das solicitações dos representantes, ele decidiu retirar do decreto a palavra “espaços”, mas as medidas seguem valendo.

Ele ainda contou que neste final de semana não terá fiscalização rígida, devido o decreto ter sido publicado na quarta (02), mas a partir do dia 07, todos terão que seguir a risca o disposto no decreto. “Teremos uma certa compreensão para os eventos desse final de semana, porque o decreto foi publicado na quarta, pedimos exigência total do cartão de vacina das duas doses ou dose única se for o caso, e neste final de semana iremos ser mais compreensível, mas a partir do dia 07 iremos atuar conforme o decreto” completou.

Emanuel afirmou que entre os dias 21 de fevereiro e 2 de março está suspenso todo e qualquer evento artístico ou esportivo em Cuiabá nestes ambientes. “Todos os eventos nestes ambientes que o decreto refere estarão suspensos” pontuou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760