Condenado no mensalão e também na Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-ministro José Dirceu tem publicado mensagens com chamamentos para convocar militantes para defender o direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de se candidatar nas eleições 2018.
“É a hora da resistência, da luta política, da vontade de lutar e da ação, é hora da unidade. Dia 19, data de comemorar mais um aniversário do PT, é hora de toda nossa militância ir para as ruas, visitar o povo, visitar comitês, não apenas comitês de nossos militantes, mas dos lulistas, vamos as fábricas todos os dias, não só num dia de combate, ou numa greve geral”, afirmou.
Na mensagem, o petista diz que tirar Lula das eleições não resolve nada, porque ele continua sendo o fiador das eleições: “Com unidade seguramente venceremos, essa é uma verdade que a direita, os golpistas sabem, por isso que temos que nos unir inclusive para defender à eleição, e evitar fraude”, conclamou.
Dirceu ainda criticou a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no último dia (24.01), que manteve a condenação e ampliou a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP).
“Eles são capazes de tudo, e acabaram de mostrar essa verdade tornando Lula inelegível, vamos batalhar até a última instância, com todos os meios e recursos jurídicos para manter Lula candidato”, prometeu.
O ex-ministro foi preso em agosto de 2015, e ganhou o direito de aguardar o recurso em liberdade desde maio de 2017. Ele foi acusado pelo Ministério Público de ter recebido R$ 10 milhões em propinas, da empreiteira Engevix, por meio de contratos superfaturados.
Em setembro de 2017, a pena de José Dirceu foi aumentada para 30 anos e nove meses de prisão, na qual ainda pode recorrer até encerramento do recurso da segunda instância.
Esta semana, o juiz Sérgio Moro determinou que quatro imóveis de José Dirceu fossem a leilão: A sede da consultoria e imóvel em São Paulo, chácara em Vinhedo (SP) e casa em Passa Quatro (MG).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).