A deputada Janaina Riva (MDB) afirmou em entrevista ao que o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) teria confidenciado que não vai agir politicamente para “ficar” com o mandato do ex-vereador Abílio (PL), eleito neste domingo (2), para o mandato de 2023 a 2026 na Câmara Federal.
“O que eu ouvi do Bezerra - e senti sinceridade nele - é que ele não vai fazer nada para buscar a cassação do Abílio. Não é objetivo dele, ele entende que essa decisão tem que ficar somente com a Justiça, não pode ser política, que ele respeita o resultado das urnas. Que Abílio foi bem votado. Eu gostei muito da conversa que a gente teve e eu acho que ele está certíssimo. Tem que deixar a Justiça ser feita, se for para ele assumir, ótimo, se não for também, paciência”, disse Janaina.
Leia mais: Abílio foi o deputado federal mais votado em Cuiabá e Várzea Grande
Eleito com 87.072 votos, Abílio Brunini disputou as eleições 2022 sub-judice, após a decisão do juiz da 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, Gerardo Humberto Alves da Silva Júnior, que revogou uma liminar concedida em mandado de segurança em maio de 2020, que suspendia a decisão da Câmara Municipal de Cuiabá em cassar o mandato do então vereador Abílio Brunini, conhecido como Abilinho.
Com a decisão, Abílio Brunini foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, se tornando inelegível pelo período de oito anos a partir da condenação colegiada. Ou seja, até 2027.
Contudo, a Procuradoria do Município de Cuiabá recorre no Tribunal de Justiça contra decisão que liberou Abílio para disputar as eleições.
Leia mais: Carlos Bezerra é aposentado "compulsoriamente" pelos eleitores de Mato Grosso
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).