19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2023, 08:01 - A | A

Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2023, 08h:01 - A | A

2023

Com críticas a secretário, Botelho promete fiscalizar Executivo estadual

“Ele disputar eleição não é o problema, o problema é ele trabalhar fechado", declarou Botelho sobre o secretário de Saúde

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL), deputado Eduardo Botelho (União) afirmou que neste novo mandato irá intensificar o papel fiscalizador da Casa de Leis. Segundo o parlamentar, além de intensificar a fiscalização, espera ainda que os novos secretários trabalhem em conjunto com a Assembleia.

“Minha proposta nesta legislatura é que os deputados passam ser mais proativos. A Assembleia faça parte das propostas públicas e possa fiscalizar. Não temos atividades de fiscalização, é uma função da Assembleia, mas ela não faz isso. Daqui para frente vamos fazer. Isso no intuito de ajudar, não de querer prejudicar, mas sim ajudar”, declarou Botelho.

Ainda sobre a relação dos deputados com os novos secretários, Botelho foi questionado sobre os embates com o atual secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, ainda na pré-campanha eleitoral de 2022. 

É uma atribuição da Assembleia propor políticas públicas. É proposta de quem tem mandato, quem tem mandato é o governador e deputados

“Ele disputar eleição não é o problema, o problema é ele trabalhar fechado. Ele não pode ser um secretário isolado. Tem que ouvir os deputados, ouvir a Comissão de Saúde da Assembleia e não ouviu. Ele não deu abertura para deputado. Ele tem que mudar isso. Eu espero, e o Governo tem dito, que será diferente”, afirmou o parlamentar.

Leia também: Max diz que está sendo discutido mudanças e emendas para que o próximo interventor seja sabatinado pela AL

Segundo Botelho, os deputados foram fundamentais nas ações que permitiram a recuperação da economia e no avanço de políticas públicas. Ele avalia que o Estado “precisa fazer essas transformações” na Educação e em outros setores que recebem investimentos, mas continuam com índices baixos na avaliação. 

“Se a ferrovia vai chegar em Cuiabá essa discussão começou aqui, depois o governador encampou essa luta. A ideia do trabalho social começou aqui dentro e agora estamos levando para o Governo trabalhar em novas matrizes econômicas para diminuir desigualdade, que é a Agricultura Familiar, o Turismo, a qualificação para não precisar trazer mão de obra de fora e trabalharmos também para melhorarmos o nosso Ideb, escolas sendo reformadas, mas nossos índices de Educação ainda são os piores. São mudanças que temos que fazer”, destacou Botelho.

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760