O deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo – popular Emanuelzinho (PTB) anuncia nesta quarta-feira (16.09), a pré-candidatura à Prefeitura de Várzea Grande - e poderá disputar o pleito com chapa pura.
Segundo fontes do oticias, o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Wilton Coelho – popular Wiltinho pode ser o vice de Emanuelzinho.
A reportagem do oticias, consultou o advogado Almino Afonso, especialista em direito eleitoral, para saber se o fato de Wiltinho não ter se desincompatibilizado do cargo de assessor, que exerce na Prefeitura de Cuiabá, não estaria impedido de concorrer as eleições deste ano. Em resposta ao questionamento, Almino Afonso explicou que ele pode sim ser candidato sem a necessidade de desincompatibilização por trabalhar em Cuiabá e concorrer às eleições em Várzea Grande.
Segundo ele, existem jurisprudências neste sentido, desde que o postulante não seja candidato no município em que exerce o cargo. “O servidor de um município, que se candidate a posto eletivo em outro município, não se aplica a inelegibilidade da alínea “I” do artigo II, da Lei Complementar 64/90”.
O especialista ainda explicou que as regras de desincompatibilização têm como objetivo evitar a utilização ou influência de cargo ou função no âmbito da circunscrição eleitoral em detrimento do equilíbrio do pleito, o que não se evidencia na hipótese, em que o candidato trabalha em outra localidade diversa à da disputa.
Wiltinho é evangélico da Igreja Batista Nacional Cristo Rei (IBN), morador do Grande Cristo Rei, ele já foi vereador no município, secretário municipal de Educação, secretário municipal de Assistência Social, vice-prefeito. Em Cuiabá ele foi secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá e por último assessor especial da Secretaria de Governo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).