19 de Novembro de 2024
19 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 11 de Agosto de 2021, 13:36 - A | A

Quarta-feira, 11 de Agosto de 2021, 13h:36 - A | A

Arquivada pela Câmara

Botelho considera urna eletrônica segura e dá como encerrado assunto sobre voto impresso

Botelho também foi questionado se o desfile de blindados realizado na manhã de ontem (10), na Esplanada dos Ministérios, significa uma ameaça ao Parlamento

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

VGN

Eduardo Botelho

Deputado Eduardo Botelho(DEM)

 

 

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (DEM), em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (11.08), avaliou como encerrada as discussões sobre o voto impresso, após a Câmara dos Deputados rejeitar a PEC do Voto Impresso na sessão de ontem à noite.

Botelho ressaltou que nunca houve nenhuma comprovação de fraude nas eleições pelo sistema de voto com a urna eletrônica e lembrou do período anterior à urna.

“Eu acho que a questão do voto impresso está encerrada. Quando o voto era manual, por escrito, quanta corrupção tinha, um tal de voto corrente, tinha urna que sumia, trocava votos, tinha de tudo! Eu acredito que com a urna eletrônica é muito mais seguro”, argumentou Botelho.

Leia mais: Câmara rejeita voto impresso e Bolsonaro sai derrotado

Como ex-presidente da Assembleia Legislativa, Botelho foi questionado se o desfile de blindados realizado na manhã de ontem (10), na Esplanada dos Ministérios, significa uma ameaça ao Parlamento já que no mesmo dia aconteceria a votação da PEC do Voto Impresso.

“Eu acho que não tem nada de ameaça, foi uma coincidência. É pura falta de bom senso. Primeiro, fazer um convite para levar tudo aquilo de tropa, mas eu acredito que não há ameaça. Só simplesmente falta de bom senso”, opinou o deputado.

Leia mais: Senador "ataca" Bolsonaro por desfile de blindados: “ameaça de um fraco que sabe que perdeu”

Ele também opinou sobre a PEC 125/11 - em tramitação na Câmara dos Deputados -, que adota o modelo "distritão" em que são eleitos os mais votados. Botelho avaliou como ruim por “enfraquecer” os partidos. O modelo não considera os votos dados aos partidos, como acontece no atual sistema proporcional.

“Eu acho que o 'distritão' é tão ruim porque enfraquece os partidos, na medida que você vai escolher simplesmente aqueles que são mais votados você vai enfraquecer os partidos. Favorece quem tem mais dinheiro, quem tem mais nomes, mais estrutura. Então tudo isso eu acho que não é bom”, declarou Botelho.

Leia mais: Emanuelzinho diz que “distritão” prejudica democracia e favorece quem já tem mandato

 

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760