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Política Terça-feira, 08 de Novembro de 2022, 10:48 - A | A

Terça-feira, 08 de Novembro de 2022, 10h:48 - A | A

Mato Grosso

Botelho cita “sonho cuiabano” e destaca trabalho da AL na viabilização da 1ª Ferrovia

A previsão é que o primeiro terminal seja inaugurado em 2025 e nos anos seguintes deverá chegar até a Capital mato-grossense

Adriana Assunção/VGN

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado estadual Eduardo Botelho (União) destacou o trabalho conjunto da Casa de Leis e dos senadores mato-grossenses, para transformar em realidade o sonho cuiabano da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso, que teve suas obras lançadas nessa segunda-feira (07.11) pelo governador Mauro Mendes (União).

A ferrovia terá 730 km de trilhos em dois ramais: um ligando Rondonópolis a Cuiabá e outro ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, se conectando à malha nacional. A previsão é que o primeiro terminal seja inaugurado em 2025 e nos anos seguintes deverá chegar até a Capital mato-grossense.

“Desde quando criança eu já ouvia falar dessa ferrovia, tão sonhada em Cuiabá e agora estamos participando do momento em que está sendo dado o pontapé inicial para essa ferrovia chegar lá, mas eu quero aqui falar sobre a importância do trabalho em conjunto”, declarou Botelho.

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Ele lembrou que ainda em 2020, recebeu o Beto, diretor da empresa Rumo Logística, responsável pela obra, em companhia do senador Wellington. Segundo ele, a partir desse encontro, começou as tratativas para criar um projeto inovador dentro da Assembleia, para inserir na Constituição do Estado, uma alteração (PEC), que permitisse ao Estado fazer a concessão das ferrovias.

“E foi um projeto inovador, fizemos aqui, começou a valer e outros Estados vieram copiar, a exemplo de Minas Gerais. Depois teve muitos entraves e aí a força do senador Jayme Campos, do senador Wellington, com o senador Carlos Fávaro foi importante para que esse momento pudesse acontecer. Tenho que destacar o trabalho feito no Senado”, disse Botelho.

O deputado avaliou que com a chegada da ferrovia, os mato-grossenses podem sonhar com a Agroindústria, bem como, a utilização para transporte de produtos da agricultura familiar.

“Queremos um dia sonhar, que essa ferrovia possa levar também produtos agregados a nossa Agroindústria, que possa levar produtos também da agricultura familiar, que temos a missão de trabalhar e viabilizar ela dentro do Estado”, declarou Botelho.

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