O prefeito do município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá) e candidato à presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB) afirmou que considera inadmissível que o atual presidente da associação, Neurilan Fraga (PSD), esteja tentando o quinto mandato à frente da entidade. A declaração foi feita durante a votação da AMM nesta segunda-feira (02.10).
O prefeito destacou que os presidentes da associação devem se reeleger apenas uma vez, assim como os prefeitos, para que outros possam se candidatar e contribuir com a entidade. Ele frisou que pretende mudar o estatuto da entidade para a redemocratização da AMM.
“É inadmissível o atual presidente tentar um quinto mandato. Nós, prefeitos legitimados pelo voto direto da população, temos direito a uma reeleição, e o presidente da nossa associação também deveria ter uma reeleição para dar oportunidade a outros prefeitos contribuírem no fortalecimento da nossa entidade”, afirmou.
Além disso, Bortolin disse estar confiante quanto à votação, estimando atingir cerca de 85 votos. Ele disse que alcançou o objetivo principal da campanha ao levar as propostas para os prefeitos, que é melhorar a administração das Prefeituras e acabar com a desigualdade social nos municípios.
“Estamos otimistas, acredito que o nosso dever enquanto pré-campanha e campanha foi cumprido. Dialogamos com os prefeitos, e apresentamos propostas para o fortalecimento administrativo das prefeituras, focando nas menores cidades do Estado”, disse.
Sobre as críticas relacionada a judicialização no processo diante das ações judiciais para barrar candidatura de Neurilan, Bortolin disse que as regras das eleições devem ser cumpridas. Conforme ele, a atitude tomada seria a mesma do candidato adversário, caso ele (Leonardo), também tivesse problemas com a documentação.
Leia mais - Neurilan espera superar votação da eleição de 2020 e critica oposição: "Tentou ganhar pleito no tapetão”
“Eleição tem regras que devem ser cumpridas. Nós, prefeitos legitimados pelo voto democrático, sabemos como acontece um processo eleitoral, se não apresenta uma certidão, você está inapto a concorrer àquele pleito. Nós tomamos a decisão que o candidato adversário, caso nós tivéssemos problema com a documentação, também tomaria”, afirmou.
Além disso, Bortolin também se posicionou diante das críticas do prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB). O prefeito havia dito que Bortolin está fazendo “boca de urna” e precisa aprender a ganhar no voto.
Leonardo classificou o comportamento do prefeito como “triste”, que Pátio tem uma grande bagagem e experiência política, contudo, é “destemperado”, e por isso tem esse tipo de atitude.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).