O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou sair na foto oficial do presidente da Argentina, Javier Milei, com os chefes de Estado presentes na posse que ocorreu em Buenos Aires neste domingo (10.12), mas acabou sendo barrado após manifestações de outros presidentes sul-americanos.
A presença do ex-presidente na foto oficial foi contestada por vários líderes da América do Sul, incluindo os presidentes Luis Lacalle Pou do Uruguai, Santiago Peña do Paraguai, Daniel Noboa do Equador e Gabriel Boric do Chile.
Os líderes argumentaram que a presença de um ex-chefe de Estado não seria apropriada, especialmente um que representa oposição ao atual presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Eles também enfatizaram a inadequação de incluir um ex-líder em tal ocasião.
Ex-secretário de Comunicação e aliado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten negou que o ex-presidente tenha sido barrado.
Cerimônia de posse
A cerimônia de posse de Milei como presidente da Argentina, realizada na Casa Rosada, contou com a presença de diversos líderes mundiais, incluindo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o primeiro-ministro da Hungria, o ultradireitista Viktor Orbán e o rei da Espanha, Felipe 6º.
No entanto, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não compareceu ao evento. A equipe de Milei enviou um convite a Lula, mas o nome do presidente brasileiro não foi mencionado na carta convite. Por outro lado, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi convidado nominalmente assim que a vitória de Milei foi confirmada nas urnas.
O Brasil foi representado pelo chanceler Mauro Vieira, que cumprimentou Milei na Casa Rosada, sede do governo argentino.
Leia Mais: Milei assume presidência da Argentina em meio a crise econômica e relações diplomáticas estremecidas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).